3 de fevereiro de 2015

Deputado Jeová Campos propõe ações para debater a segurança hídrica no Estado durante audiência com o secretário João Azevedo Filho.

A iniciativa do parlamentar busca contribuir com o governo na busca de soluções e projetos que minimizem a problemática da escassez de água.




Depois da posse, da eleição da mesa diretora que elegeu Adriano Galdino para o primeiro biênio e Gervásio Maia para os segundo biênio da casa Epitácio pessoa, como também a abertura dos trabalhos do legislativo na tarde de segunda-feira(02)feita pelo governador Ricardo Coutinho na ALPB, é hora de começar os trabalhos. O deputado estadual Jeová Campo inicia seu pleito propondo a realização de um debate na Assembleia Legislativa sobre as ações desenvolvidas e projetos a serem executados pelo governo estadual em relação a segurança hídrica do Estado; viabilizar uma visita dos parlamentares para conhecer o canal Acauã/Araçagi, que vai garantir água para 600 mil paraibanos, de 38 cidades; promover uma discussão com os prefeitos da região sertaneja para debater o enfrentamento da escassez de água e fazer uma audiência pública, para debater essa temática em Cajazeiras. Essas foram algumas sugestões de ações levadas pelo deputado Jeová Campos (PSB) ao secretário de Recursos Hídricos do Estado, João Azevedo Lins Filho, durante uma audiência na manhã desta terça-feira (03), na sede da Secretaria, no Centro Administrativo, em Jaguaribe.

Todas as sugestões foram acatadas pelo secretário, que durante mais de uma hora falou sobre as principais ações que já foram desenvolvidas nesse setor, além dos projetos que devem ser implementados a curto e médio prazo. Segundo João Azevedo, o governo deve definir, até abril, as demandas da Paraíba que serão incluídas no Plano Nacional de Segurança Hídrica. “O plano englobará grandes obras, que serão prioritárias para oferecer segurança hídrica no futuro e proporcionará maior celeridade nos trâmites burocráticos para liberação dos recursos para as obras”, afirma o secretário, lembrando que o Plano será coordenado em nível federal pelo Ministério da Integração e, em nível local, pela Secretaria que ele administra.

Para o deputado Jeová Campos, essas ações que ele propôs podem ajudar a elaborar a pauta da Paraíba. “A proposta é realizar um amplo debate, enriquecendo as discussões com as sugestões que forem colhidas”, destaca o parlamentar que tem pressa em realizar os encontros, tanto que durante a audiência já foram sugeridas algumas datas. O debate na ALPB deve acontecer pouco depois do carnaval conforme ofício que será encaminhado pelo gabinete de Jeová requerendo essa sessão especial. A audiência pública em Cajazeiras foi pré-agendada para o dia 20 de março, enquanto que o encontro com os prefeitos da região sertaneja, que deve acontecer na cidade de Souza, ficou para o final de março. A ideia é que a data da visita dos deputados ao canal Acauã/Araçagi, também deve acontecer breve.

Durante a audiência, o deputado também se inteirou das ações que estão sendo realizadas ou propostas pelo governo nas cidades de Monte Horebe, Carrapateiras, São João do Rio do Peixe, Engenheiro Ávidos, Cajazeiras, Santa Helena, entre outras, e pleiteou a construção de uma barragem média em Monte Horebe, além da recuperação do açude de Bom Jesus que encontra-se assoreado. O secretário adiantou que nesta quarta-feira (04), ele e o governador Ricardo Coutinho participam de audiências no Ministério da Integração e na Funasa, para pleitear recursos para execução de obras desta natureza.

Ainda segundo João Azevedo, o governo também trabalha com algumas ações pontuais: perfuração de poços, ampliação dos serviços de carros-pipa e recuperação de barragens. Em relação aos poços, foi feito um pleito ao Exército para disponibilizar 10 perfuratrizes, que juntas com mais 04 máquinas do Estado conseguiriam atender toda a Paraíba, com duas máquinas por região. Já a operação com carros-pipa, a ideia é ampliar o programa que é executado pelo Exército, direto com o Ministério da Integração. E em relação às barragens, segundo o secretário, o governo tem como meta recuperar as 122 existentes.

Jeová Campos avaliou como positiva a audiência e disse que saiu do gabinete do secretário ainda mais entusiasmado para debater propostas que tratem desta temática. “O secretário João Azevedo é um dos grandes pensadores da formação da bacia hídrica da Paraíba e tem profundo conhecimento de causa, além de comprometimento com essa questão, de forma que partiremos agora para viabilizar essas ações que foram propostas hoje e que servirão para não apenas enriquecer os debates, mas, sobretudo buscar soluções efetivas que nos mostrem como aproveitar a água de forma mais racional, num projeto de produção sustentável, que não polua”, finalizou Jeová Campos. O deputado estava acompanhado de seu chefe de gabinete, Anderson Moura, dos vereadores, Sandoval Vieira, de São José de Piranhas, e Joelson Furtado, de Bonito de Santa Fé, além de Marquinhos Campos, Luciano Ferreira e Kildery Rones.

click  e ouça o áudio.


Adaptado com News Comunicação.