26 de fevereiro de 2015

Frente Parlamentar da Água criada por Jeová Campos será instaurada na próxima terça-feira na ALPB.

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (25), o requerimento de numero 09/2015 de autoria do deputado Jeová Campos (PSB) solicitando a criação de uma Frente Parlamentar da Água. Na sessão desta quinta-feira (26), o deputado usou a tribuna para agradecer o apoio dos parlamentares e comunicar que na próxima terça-feira (03), às 15h, no plenário José Mariz, acontecerá a instauração da Frente, sendo importante a presença de todos aqueles que tenham interesse em fazer parte da mesma. Na oportunidade, Jeová informou que será constituída a organização da Frente, bem como também serão definidas a pauta e a agenda dos próximos 60 dias com datas de audiências públicas e visitas a obras de cunho hídrico existentes na Paraíba.

Junto ao requerimento de criação da Frente Parlamentar da Água, outras duas matérias correlatas foram aprovadas, encaminhando também as primeiras ações da Frente Parlamentar da Água. Trata-se do requerimento de número 17/2015 que solicita a presença em plenário do Secretário de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência, João Azevedo, para explicar o Plano Estadual de Segurança Hídrica; e o de número 23/2015, que requer a formação de uma comissão de parlamentares para conhecer as obras do Canal Acauã-Araçagi - Sistema Adutor Vertentes Litorâneas.

Jeová disse que a Frente Parlamentar da Água vai trazer à Assembleia não só o Secretário de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência, mas representantes de diversos órgãos para discutir e encontrar soluções conjuntas. “Vamos chamar todas as instituições que tem o dever institucional de cuidar da água como a Aesa, Agência Estadual de Águas, o setor de Meteorologia, a Agência Nacional de Águas (ANA), Exército Brasileiro, que trabalha com o abastecimento de água na zona rural, Instituto Nacional do Semiárido, dentre outras para unirmos forças e conhecimento”, elencou o parlamentar.

Visita a obras e audiências itinerantes

Além das sessões com os representantes dessas instituições, Jeová também quer realizar audiências itinerantes e conhecer obras em andamento na Paraíba, a exemplo da Transposição do Rio São Francisco. “Na terça-feira vamos definir uma pauta com uma agenda. Acredito que a primeira já foi definida com a aprovação ontem: a visita ao canal Acauã-Araçagi. Devemos ir ao Vale do Piancó, na região do Cariri, a partir de Monteiro para ver como estão as obras, em São José de Piranhas, no canteiro de obras da entrada das águas para o Rio Grande do Norte. Além disso, tenho a ideia das audiências itinerantes para que o povo possa chegar perto do deputado e dizer o problema que está enfrentando. Acredito que além de você ter um instrumento para tratar do problema, tem uma maneira de se comunicar com a liderança local”, disse.

“É um conjunto de tarefas que estão sendo postas para curto e médio prazo. Este ano debateremos o Plano Nacional de Segurança Hídrica no país e queremos movimentar a Paraíba com esta temática como garantir água nos próximos 50 anos", explicou Jeová Campos. Para o deputado, a iniciativa, inclusive, deve ir mais adiante. “A articulação com as assembleias de outros estados do Nordeste, principalmente a dos estados mais secos, é uma ação importante. Precisamos nos unir. Quando houve a seca no Sul do país, imediatamente houve uma reação conjunta da classe política. E porque Cajazeiras, que é da Paraíba, vai ter que gemer só? O Vale do Piancó vai gemer só, se o sofrimento é de todos? Porque Pernambuco, Rio Grande do Norte vão sofrer só se o problema é conjunto? Então vamos congregar forças, até porque esse tema não tem partido, é uma luta de todos”, comentou Jeová.


Com news comunicação