9 de fevereiro de 2015

Jeová prestigia inauguração de Escola Técnica em Mamanguape e diz que unidade mudará o destino de muitos jovens na região.


O deputado estadual Jeová Campos (PSB) foi um dos representantes do legislativo que acompanhou o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o ministro da Educação, Cid Gomes, na inauguração, nesta segunda-feira (09), da Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape – João da Matta Cavalcanti de Albuquerque. A solenidade, que aconteceu pela manhã, também abriu oficialmente o ano letivo 2015. Para o parlamentar, a escola técnica mudará o destino de muitas pessoas na cidade de Mamanguape e municípios vizinhos. “Uma escola técnica sedimenta a esperança de que o jovem de hoje será o profissional de amanhã”, disse Jeová.

Construída com recursos federais e do Tesouro do Estado, cujos investimentos somam R$ 9.333.461,69, a unidade inaugurada em Mamanguape foi a segunda a ser entregue à comunidade. A cidade de Bayeux já ganhou a sua. Ao todo, seis escolas de cursos técnico-profissionalizantes deverão funcionar no Estado. “Esse projeto de implantação do ensino técnico-profissionalizante é um caminho novo e necessário para o ensino médio brasileiro que está voltado para o vestibular, pois elas possibilitam que o aluno além do ensino regular tenha conhecimento profissionalizante e fique preparado para o ingresso no mercado de trabalho com qualificação”, comentou Jeová.

O deputado lembra ainda que foi a educação que mudou a sua vida. “Comecei vendendo alho na feira livre de Cajazeiras e com muito esforço e dedicação conclui meus estudos em escolas públicas, consegui fazer Direito, prestei concurso depois de formado e me tornei professor universitário. Eu sou a prova viva de que a educação muda a vida das pessoas”, acrescentou Jeová. Por tudo isso, disse o deputado, saúdo com muita alegria essa iniciativa do governador de dotar a Paraíba de escolas profissionalizantes.

Segundo informações do Governo do Estado, a unidade tem capacidade para aproximadamente 1.200 estudantes, sendo 40 alunos por sala de aula. Serão ofertadas 160 vagas para a formação de quatro turmas nos cursos de Agronegócio e Manutenção e Suporte de Informática. Os cursos estão inseridos no eixo tecnológico: Recursos Naturais e Informação e Comunicação. Nas modalidades de Ensino Técnico Integrado (Ensino Médio e Educação Profissional Técnica), Pronatec (Cursos de Formação Inicial e Continuada/FIC) e ProEja (Educação de Jovens e Adultos/Médio) serão ofertadas 480 vagas. A escola vai funcionar nos três turnos, sendo o período diurno para as turmas do Técnico Integrado e noturno, para as turmas do Pronatec e ProEja. O início das aulas está previsto para março.

Além dessas duas Escolas Técnicas (Bayeux e Mamanguape) já concluídas, estão sendo construídas mais quatro escolas técnicas nas cidades de João Pessoa, Cuité, Cajazeiras e São Bento, num investimento total de, aproximadamente, R$ 44 milhões.