24 de fevereiro de 2015

Jeová usa a tribuna e conclama aos deputados a se unirem a criação da Frente Parlamentar da Água.

Maior destaque foi, sem dúvida, a questão hídrica no Estado da Paraíba e no Nordeste levantado pelo deputado Jeová Campos (PSB).


Os deputados estaduais que compõem a Assembleia Legislativa da Paraíba retomaram seus trabalhos nesta terça-feira (24), após o feriado de carnaval. A solenidade foi marcada por uma benção inter-religiosa e diversos discursos. Mas, o tema de maior destaque foi, sem dúvida, a questão hídrica no Estado da Paraíba e no Nordeste levantado pelo deputado Jeová Campos (PSB). Tanto no pequeno quanto no grande expediente, o parlamentar já se adiantou e pediu o apoio dos colegas para a aprovação de seu requerimento 09/2015 que trata da constituição de uma Frente Parlamentar da Água. O documento deve ir à votação nesta quarta-feira (25).

A problemática da falta eminente da água na Paraíba e no Nordeste promete ser um dos temas mais importantes para o parlamentar nessa legislatura. No expediente da ALPB desta quarta-feira (25) figurarão três requerimentos sobre o tema de autoria de Jeová. O de numero 17/2015 que solicita o convite ao Secretário de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência, João Azevedo, para explicar o Plano Estadual de Segurança Hídrica; o de numero 23/2015 requer a formação de uma comissão de parlamentares para conhecer as obras do Canal Acauã-Araçagi- Sistema Adutor Vertentes Litorâneas e, por fim, o de numero 09/2015 que solicita a criação da Frente Parlamentar da Água.

Em seu pronunciamento, Jeová argumentou que o povo paraibano, principalmente o sertanejo, vive em sua região porque escolheu viver ali e disse que a questão da falta de água não é um problema de governo, é um problema que deve ser abraçado por todos os representantes do povo, sejam eles de oposição ou não. “Escolhemos morar aqui porque aqui tem nossos irmãos, então, o que me interessa é que esse debate seja de todos. A constituição dessa Frente é urgente porque ela fará com que essa Casa se una em torno desse tema. Precisamos de uma série de ações em função da transposição do São Francisco. Não sabemos, por exemplo, tratar essa água. E precisamos congregar forças para preparar o Brasil para os próximos 50 anos”, iniciou Jeová, questionando quantos deputados conhecem as obras da transposição.

O parlamentar argumentou, inclusive, que o Secretário João Azevedo, de Recursos Hídricos, está disponível para vir até à ALPB para tratar do assunto. “Estive com João Azevedo em audiência e gostaria de agradecer o Governo do Estado porque ele está em busca de recursos para ações hídricas nas cidades de Monte Horebe, Carrapateira, São João do Rio do Peixe, entre outras, além da revitalização de adutoras como a da Lagoa do Arroz. O governo está sendo preventivo”, comentou Jeová. Ele conclamou a todos a se juntarem no acompanhando de obras hídricas e na cobrança de ações que garantam a segurança hídrica de toda população paraibana.

Durante seu discurso, Jeová foi interrompido diversas vezes para os apartes dos parlamentares que gostariam de demonstrar apoio à sua iniciativa, dentre os que elogiaram ação e já se colocaram a favor de seu requerimento para a criação da Frente Parlamentar da Água estiveram o deputado Tovar Lima, Jadhuí Carneiro, Renato Gadelha, Inácio Falcão, Bosco Carneiro, Ricardo Barbosa, Nabor Wanderley e Estelizabel Bezerra. “Vossa Excelência foi muito feliz com a iniciativa. Farei parte da Frente”, disse Jadhuí, pedindo ações permanentes pela água. Inácio Falcão também se acostou à ação. “Já assinei seu requerimento”, comentou. Nabor Wanderley afirmou que também está na Frente. “Vamos conhecer essa realidade”, destacou.

Para finalizar sua participação na 2º Sessão Ordinária da 18º Legislatura da ALPB, Jeová se mostrou satisfeito com o apoio do plenário. “Sinto-me presenteado hoje. Se tem um tema que está na ordem do dia no presente, seja na imprensa, nas ruas, e na casa das pessoas é esse. Então, convido a todos a entrar nesse debate junto comigo. Já estamos sofrendo há séculos com essa questão”, encerrou o parlamentar, aguardando a votação de suas matérias na próxima sessão ordinária.

adaptado com news comunicação.