15 de março de 2015

Arranjos produtivos de confecção e alumínio da PB terão apoio do governo do estado para se desenvolverem, gerarem renda e empregos.



A visita do secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade, do representante da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, João Lima, da Gerente da 9º Regional de Educação, Andreia Braga e do deputado estadual, Jeová Campos, neste sábado (14), para ver in loco os arranjos produtivos de confecção, em Cajazeiras e de panelas, em Trinufo, foi um passo importante na elaboração de um plano de ações que contemplará esse universo produtivo nas áreas de educação e desenvolvimento. Agora, o próximo passo será a formação de um grupo de trabalho que se encarregará desta missão.

Em Cajazeiras, o grupo que também contou com a participação da prefeita, Denise Albuquerque, do ex-secretário, Carlos Antônio, do vice-prefeito de São José de Piranhas, Marcos Campos, entre outras autoridades, visitou as obras da construção da escola técnica estadual, que vai ser inaugurada ainda este ano, fábricas de confecção e o polo de confecção local. De lá, eles seguiram para Triunfo, onde conheceram as fábricas de panelas

Atualmente, cerca de 4 mil pessoas estão envolvidas na atividade de comercialização de confecção em Cajazeiras e em cidades circunvizinhas, só que essa produção vem de Pernambuco, das cidades de Santa Cruz do Capibaribe e de Toritama. “A nossa produção local é muito pequena, algo em torno de 10%. A proposta é estimular o arranjo produtivo local para que possamos produzir ao invés de apenas comercializar produtos vindos de outro estado”, destaca Jeová. Em Triunfo, segundo o parlamentar, cerca de 500 pessoas vivem da venda de panelas vindas, principalmente, de São Paulo, porque a produção local também é muito pequena.

A ideia do governador Ricardo Coutinho, segundo Jeová Campos, é estudar formas de estimular a produção local respeitando a vocação natural da região, através da formação de mão de obra, com cursos profissionalizantes, atrair indústrias através de um regime especial de isenção e ainda disponibilizar crédito para quem deseja investir ou expandir o seu negócio, seja na área de confecção de roupas ou de produção de panelas. “A saída para fomentar o crescimento e desenvolvimento de uma região passa, necessariamente, pelo estímulo ao arranjo produtivo local e isso só se faz com a disponibilidade de mão de obra especializada, com a instalação de indústrias e empresas e com o crédito para a ampliação ou instalação de novos negócios e é essa a visão que tem o Governo da Paraíba, por isso, seus representantes estão aqui para começarmos a pensar em como estruturar o polo de confecções de Cajazeiras e a fabricação de panelas em Triunfo”, esclarece Jeová, lembrando que isso será também um dos focos de atuação da Comissão de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa.

A capacitação de mão de obra e o incentivo ao arranjo produtivo têxtil da região de Cajazeiras é um projeto que o deputado Jeová Campos defende desde o seu primeiro mandato.