18 de março de 2015

CAJAZEIRAS RECEBE FRENTE PARLAMENTAR DA ÁGUA COM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DOS VEREADORES NESTA SEXTA-FEIRA.


As divergências políticas têm ficado à parte na ALPB quando o assunto é o enfrentamento da seca e a busca pela racionalidade da utilização dos recursos hídricos. A expressiva participação dos deputados na primeira ação da Frente Parlamentar da Água, durante a visita ao canal Acauã-Araçagi, e o apoio às próximas ações da Frente que acontecerão nesta sexta-feira (20), em Cajazeiras, e no sábado (21), em Sousa, tem demonstrado que a atual legislatura, independente de partidos, está sensível a essa causa que é de interesse de toda a sociedade.

Durante a sessão legislativa da manhã desta terça-feira (17), o deputado Jeová Campos (PSB), presidente da Frente, usou a tribuna para agradecer a presença de todos os deputados que o acompanharam às obras do Canal Acauã-Araçagi. Ele reafirmou que o debate sobre a escassez de água é urgente e está tomando força agora também no legislativo da Paraíba de forma consensual e unificada. Também voltou a reiterar o convite para a participação de todos nas ações da Frente.

“Todos estão preocupados com a questão. Aqui também estamos congregando forças, independente de linha politica, para lutar pelo abastecimento de qualidade. O debate está no Congresso também, motivado pelo grande consumo na construção civil e geração de energia no país. Dessa forma, a realidade motiva o debate nacional, regional e local”, disse o deputado, cobrando da Mesa Diretora a parceria com as demais Assembleias nordestinas. “Precisamos fazer alianças com as outras assembleias para fortalecer esse debate”, frisou.

Enquanto essa parceria com o poder legislativo do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará não acontecem, Jeová dará andamento às ações da Frente Parlamentar da Água no âmbito da Assembleia Legislativa da Paraíba. Assim, as próximas audiências e visitas a obras da transposição do Rio São Francisco no Estado acontecerão no próximo dia 20, com visitas às obras hídricas nas cidades de Cajazeiras e São José de Piranhas e no dia seguinte, dia 21, na cidade de Souza, onde será realizada uma audiência pública.

A ideia, segundo Jeová, é verificar a situação das obras e conversar com a população. “Vamos ver o andamento das obras e ouvir os reclames da população que está sofrendo pela falta d’água”, comentou Jeová, frisando a situação do município de Triunfo, localizado na microrregião de Cajazeiras. “Fui na cidade neste último final de semana com o secretário de educação do estado para ver os arranjos produtivos do município e me deparei com a população sofrendo com a falta d’água pela ausência de chuvas”, disse o deputado.

Ações da Frente

Na programação de Cajazeiras está prevista a visita ao túnel da transposição de água do Rio São Francisco, localizado no Distrito de Boa Vista, no município de São José de Piranhas. As obras integram o eixo norte do canal da transposição das águas, que começa na cidade de Mauriti (CE) e termina em São José de Piranhas. Às 14h30, também no dia 20, será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Cajazeiras.

Já no dia 21, a Frente Parlamentar da Água estará na cidade de Sousa, quando visitarão as obras da Adutora do Pintado (Várzeas de Sousa). Às 10h, os deputados participarão de audiência pública na Câmara da cidade. Para abril, a Frente já agendou duas audiências públicas na ALPB, uma no dia 09, com o diretor presidente da Agência Nacional da Água – ANA, Vicente Andreu e outra, no dia 17, com o Secretário Executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Antônio Vieira.