29 de março de 2015

Cajazeiras sedia 1° Seminário para Elaboração do Plano Plurianual Democrático.


A equipe do Orçamento Democrático Estadual esteve presente na cidade de Cajazeiras(9ª Região Geoadministrativa), nesta quinta-feira (26), na abertura da série de seminários para elaboração do Plano Plurianual Democrático (PPA-D), executado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão- Seplag. Além do OD Estadual, estiveram presentes representantes de órgãos governamentais, como o Grupo de Articulação do Governo (GAG), Ideme, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Ricardo Lavor, diretor executivo de planejamento representou o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Finanças, Tárcio Pessoa, junto à equipe da Seplag.

Os seminários têm como objetivo discutir com a sociedade os assuntos prioritários de cada Região Geoadministrativa, que serão considerados durante a preparação do PPA-D. O Plano deverá ser entregue em agosto e terá vigência de 4 anos, sendo 3 anos da atual gestão e primeiro ano do governo subsequente. Os conceitos utilizados para subsidiar as discussões foram divididos em eixos temáticos: Construção do Futuro, com grupos sobre Educação e Juventude; Sociedade Saudável e Segura, com grupos de Saúde e Segurança; Crescimento Sustentável, com grupos sobre Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, Social e Condições de Vida.

O secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Gilvanildo Pereira, que na ocasião representou o governador Ricardo Coutinho falou sobre a importância da participação social na elaboração do PPA-D: “A participação social tem mostrado resultados positivos, através Orçamento Democrático, e agora a sociedade civil é convocada para participar da elaboração do PPA-D. O Governo do Estado será respaldado pela população, que indicará necessidades estruturantes, em vários setores da região”, disse o secretário. O OD Estadual tem contribuído para elaboração do PPA-D com articulações regionais, por meio dos Gerentes Regionais de Acompanhamento e Formação- GRAF’s e articuladores regionais.

A identificação de demandas estruturantes é fundamental para um direcionamento dos investimentos públicos nas 14 Regiões Goeoadministrativas do Estado. O Superintendente Adjunto do Ideme, professor Jackson Amancio, apresentou dados sobre o desenvolvimento da 9ª Região e ressaltou a importância de pesquisas sobre a realidade regional. “É importante destacar que o Ideme tem um uma didática de integração de dados. Dentro do PPA-D é fundamental que as demandas sejam levantadas, de acordo com prévio estudo de cada região”, finalizou Jackson.

O Ideme é um instituto que contribui com o Governo do Estado, no tocante ao fornecimento de subsídios, dados, análises e leituras territoriais que objetiva, dentro da estrutura de governo, embasar o direcionamento dos investimentos de demandas, para cada região.

As diretrizes apontadas pelas regiões, dentro dos Seminários, serão entregues ao governador, durante as audiências públicas do ciclo 2015 do Orçamento Democrático, e posteriormente encaminhadas à Assembleia Legislativa.

Da assessoria