29 de março de 2015

Chuvas de 100mm atingem zona rural de Cajazeiras e Sousa; barragens sangram e estradas ficam alagadas.




Nos últimos dias, o Sertão da Paraíba tem sido banhado por muita chuva, o que alegra a população que tanto sofre com a estiagem e falta de água. Várias localidades da zona rural de Sousa e Cajazeiras também foram beneficiadas com chuvas que chegam a atingir os 100 mm.

De acordo com os moradores do Sitio Riacho do Meio, zona rural de Cajazeiras, na quinta-feira (26) a chuva atingiu em alguns pontos mais de 90mm. Encheu barreiros e alagou várias estradas. Internautas compartilharam imagens nas redes socais.

Na zona rural de Sousa, também não é diferente. Segundo moradores, o sítio Curralinho recentemente foi banhado por uma chuva de 100mm. A barragem da comunidade (foto abaixo) que estava praticamente seca, rapidamente encheu e sangrou para alegria da população.

Previsão 

A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) é de que as chuvas na Paraíba ocorram dentro da média neste ano de 2015, o que traz um alento e renova as esperanças para os agricultores e moradores de regiões que vêm sofrendo com a escassez de chuvas a realidade dos mananciais ainda preocupa.

A perspectiva da Aesa é de que as precipitações ocorram dentro da média nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral. Já nas regiões do Sertão, Alto Sertão e Cariri, as chuvas tendem a ficar de dentro da média ou ligeiramente abaixo.

Em comparação aos três anos anteriores, de 2012 a 2014, que foram de falta de chuvas, a previsão é considerada animadora.


Adaptado com o Diário do Sertão.