26 de março de 2015

Encontro com Dilma: Para Ricardo, Brasil precisa de entendimento nacional e não de jogar 'lenha na fogueira'


O governador Ricardo Coutinho (PSB), prestou entrevistado ao programa Rádio Verdade da Arapuan FM, desta quinta (26) e falou das resoluções tiradas durante a reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT), nesta quarta (25), em Brasília e destacou que o "Brasil precisa de entendimento nacional e não de jogar mais lenha na fogueira".

O socialista apontou que esta reunião foi a primeira vez que todos os governadores de uma região sentaram com a presidente para tratar de assuntos dessa região. Ele lembrou que em 2013 logo após os protestos de junho, houve um grande encontro da presidente com praticamente todos os governadores, prefeitos e senadores, mas não foi “específica como essa”. O governador recordou também que já houve uma reunião com o Nordeste para criar o PAC Estiagem e reuniões da Sudene, mas “em Brasília não. E isso tem um significado especial, o conteúdo disso foi uma articulação poderosa e a consciência de que vamos levar adiante para o crescimento e desenvolvimento”.

Coutinho destacou que a reunião foi apartidária e não tratou de pautas dos estados individualmente. Ele reconheceu o momento difícil que o país atravessa e lembrou que isso inevitavelmente vai atingir os estados principalmente os que dependem mais de recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

A defesa do Estado democrático de direito, foi outro ponto tocado pelos governadores que na carta declararam apoio à presidente, por ela ter sido eleita democraticamente e Coutinho alfinetou a oposição nacional, afirmando que é preciso "respeitar as regras do jogo" e que quem não gosta disso é preciso esperar a próxima eleição e se candidatar de novo".

"O Brasil não quer mais isso, quer a coisa concreta, compromisso com a institucionalidade, disponibilidade e colocação dos novos governadores do Nordeste como fiadores do entendimento nacional".

Para o governador, o Brasil precisa de um "entendimento nacional e não jogar lenha na fogueira", afirmou lembrando que já estamos no final de março e ainda não há nenhuma ação efetuada, "apenas crise". Ele reclamou da paralisia de investimentos afirmando que "ninguém vai investir em um país que não tem outra coisa para dar, apenas instabilidade". 

"É preciso sair desse processo para que esse país volte a se equilibrar e crescer. Não vamos ficar olhando esse processo. O nordeste quer sua parte no meio disso e entregamos cinco pontos numa carta para a presidente", explicou.

arapuan fm,programa rádio verdade, João Pessoa