13 de março de 2015

Faixas de Pedestres em Cajazeiras ganham pintura colorida para melhorar visualização de condutores e pedestres.




A Superintendência de Transportes e Trânsito de Cajazeiras (SCTrans) começou essa semana a mudar a cor de fundo das faixas de pedestres da nossa cidade. O objetivo é melhorar a visualização dos condutores de veículos e dar mais segurança aos pedestres durante a travessia.

As faixas de pedestres, tradicionalmente pintadas de branco sobre a cor preta do pavimento, estão recebendo uma pintura vermelha no fundo. A primeira faixa de pedestres com o fundo pintado de vermelho está localizada na Avenida Juvêncio Carneiro em frente à prefeitura e Difusora rádio Cajazeiras.

As faixas de pedestres com fundo na cor vermelha chamam mais a atenção e têm um apelo de alerta bem maior do que na cor preta, a exemplo da placa de PARE, que desperta no motorista o instinto de ficar mais atento ao que está à frente. Além disso, a cor vermelha destaca mais no período noturno, aumentando a visualização para motoristas e pedestres.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) conceitua faixa de pedestres como local onde o transeunte deve ter a prioridade de passagem sobre qualquer outro veículo, exceto em casos onde há sinalização com semáforos, onde o pedestre deve esperar que o sinal luminoso esteja vermelho para os veículos e só após fazer a travessia com segurança.

No Brasil, cidades como João Pessoa -PB, Diadema -SP, e Belo Horizonte-MG, já utilizam a cor vermelha de fundo em suas faixas de pedestres com resultados positivos para a segurança viária, principalmente para os pedestres, a parte mais vulnerável.