12 de março de 2015

Integrantes da Frente Parlamentar da Água e comitiva de deputados visitarão obras do I lote do Canal Acauã-Araçagi.


O deputado Jeová Campos (PSB) coordenará o grupo de parlamentares que visitará as obras do sistema adutor das vertentes litorâneas, o Canal Acauã-Araçagi, nesta sexta-feira (13), pela manhã. Na sessão desta quinta-feira (12), o deputado lembrou a todos os seus colegas da primeira e importante ação itinerante da Frente Parlamentar da Água da ALPB. O encontro dos deputados, que sairão em comitiva em direção às obras do Canal, será às 7h30, em frente a sede da ALPB. A primeira parada será na cidade de Mogeiro, onde o grupo visitará o canteiro de obras do lote I. O trecho abrange 40,8 km e percorre as cidades de Itatuba, Ingá, Itabaiana e São José dos Ramos.

Segundo Jeová Campos, a proposta é conhecer as obras e posteriormente fazer um balanço das ações do Governo em prol da segurança hídrica no estado. “Precisamos fazer um levantamento de tudo o que está sendo feito para garantir essa água tão importante para a agricultura e para o consumo humano. Espero contar com a presença de muitos parlamentares nessa ação tão importante para a população paraibana. Esse sistema adutor vai abastecer 38 municípios e vai levar água para milhares de pessoas. Essa é uma ação que tem que contar com a adesão dos parlamentares, independente de partido”, disse o parlamentar.

Durante a visita, está prevista a apresentação da obra em Datashowm feita pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, na pessoa do secretário João Azevedo, e a visita a várias frentes de trabalho, iniciando pela tomada d’água na barragem Acauã. Depois, os parlamentares percorrerão alguns quilômetros da obra do lote I, que inclui as tubulações e outras etapas da construção, que já está 70% concluída.

Vale lembrar que todo o sistema adutor terá extensão total de 112,4 quilômetros e que ele receberá as águas da Transposição do São Francisco, a partir da barragem Acauã, no município de Itatuba. De acordo com dados do Governo do Estado, o lote II do canal passará por Sobrado, Mari, Sapé e Riachão do Poço. O canteiro de obras do lote III será entre Mamanguape e Araçagi, com obras em Cuité de Mamanguape, Araçagi, Itapororoca e Curral de Cima, numa extensão de 30,58 km.

Visitas e Audiências Públicas

As próximas ações da Frente Parlamentar estão previstas para os dias 20 e 21 de março com visitas às obras hídricas nas cidades de Cajazeiras e São José de Piranhas no dia 20, e Souza no dia 21. Já no mês de abril, Jeová articula a realização de duas audiências na ALPB, uma no dia 09 e outra no dia 17, com a já confirmada participação de importantes autoridades no assunto: o diretor presidente da Agência Nacional da Água – ANA, Vicente Andreu; e o Secretário Executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Antônio Vieira.

Em ofício protocolado nesta quarta-feira (11), tanto na ANA como no Ministério da Integração, Jeová reforça necessidade dos órgãos participarem das audiências na Paraíba em função da construção da importante obra da Transposição do Rio São Francisco e da atual insegurança hídrica pela qual passa a população local. De acordo com o documento, a audiência com o representante da ANA será no dia 09 de abril e a seguinte, no dia 17, será com o Ministério da Integração.