25 de março de 2015

Monteiro e Pombal são os próximos locais a receber a Frente Parlamentar da Água.


Depois de visitar as obras do canal Acauã-Araçagi e da transposição no sertão, de realizar audiências públicas em Cajazeiras e Sousa e de identificar, a partir daí, o que falta para a água do São Francisco chegar as torneiras do povo paraibano, agora é a vez das cidades de Monteiro e Pombal sediarem ações da Frente Parlamentar da Água da Assembleia Legislativa. Nesta sexta-feira (27), os deputados estarão desenvolvendo ações em Monteiro e, no sábado (28), em Pombal.

A programação de Monteiro começa às 8h, com a visita as obras da transposição no trecho da divisa da Paraíba com Pernambuco. Em seguida, por volta das 11h, será realizada uma audiência pública, na Câmara de Vereadores da cidade. Em Pombal, os deputados começam a agenda de trabalho às 9h, com a realização de uma audiência pública, na Câmara de Vereadores. Depois visitam os açudes dos Carneiros, em Jericó e de Coremas, na cidade do mesmo nome. Para abril, a Frente já agendou duas audiências públicas, uma no dia 09, com o diretor presidente da Agência Nacional da Água – ANA, Vicente Andreu e outra, no dia 17, com o Secretário Executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Antônio Vieira.

O resultado destas visitas dos parlamentares, explica o presidente da Frente, Jeová Campos, será resumido em um relatório que será entregue ao Secretário, Carlos Antônio Vieira, durante a audiência pública que será realizada em João Pessoa. “Já identificamos algumas situações que requerem urgência em sua resolutividade e iremos cobrar do representante do Ministério da Integração uma solução para essas demandas já com a identificação do problema e a sugestão para resolvê-las”, destaca o deputado.

Jeová Campos cita, por exemplo, a realização da obra do canal que fará a integração do município de Cajazeiras a barragem de Engenheiro Ávidos que sequer foi licitada. “Sem esse trecho, de apenas 13 km, será impossível a água da transposição chegar até Cajazeiras”, destaca o deputado. A licitação do Lote 3 do canal Acauã-Araçagi também é urgente. “O Lote 1 está com 70% de suas obras concluídas, o Lote 2 com 20% e o Lote 3 ainda não foi licitado. Vamos cobrar celeridade neste processo, porque pouco adianta ter o Lote 1 e 2 feito sem que o 3 nem tenha definido a empresa que irá executar os serviços”, destaca Jeová.

O parlamentar lembra que todas as despesas decorrentes das ações da Frente, a exemplo dos deslocamentos dos deputados, alimentação e hospedagem, estão sendo custeadas pelos próprios parlamentares e que a ALPB só está arcando com as despesas da equipe da TV Assembleia e dos taquígrafos que são imprescindíveis para o registro destas atividades. “Isso é bom que fique claro porque algumas pessoas podem pensar que estamos viajando, trabalhando aos sábados, e ganhando extras ou recebendo a mais por isso, o que não é verdade. Todos estão viajando com o próprio carro e pagando suas despesas”, diz Jeová, lembrando que a Frente é apartidária e congrega parlamentares da oposição e de apoio ao governo. “Água é um tema universal, que interessa a todos, e é esse é o entendimento unânime dos parlamentares paraibanos que estão focados em buscar soluções para o grave problema da escassez de recursos hídricos”, finaliza Jeová.