16 de maio de 2015

LUTO – MORRE EX-DEPUTADO CAJAZEIRENSE EDME TAVARES.


A cidade de Cajazeiras e todo o alto sertão do estado amanheceram de luto, com o falecimento do ex-deputado cajazeirense Edme Tavares de Albuquerque (78 anos), ocorrido na madruga deste sábado (16), no Hospital de Brasília, na capital federal, onde estava internado, desde a última sexta – feira, com problemas respiratórios.

Deputado estadual por três mandatos consecutivos, no período de 1970 a 1982, e deputado federal por duas legislaturas, no período de 1983 a 1990, Edme Tavares participou da Assembléia Nacional Constituinte como presidente da Comissão de Ordem Social, sendo um dos responsáveis pela elaboração da Constituição Federal de 1988. 

Edme Tavares também ocupou diversos cargos públicos no poder executivo, tendo sido Secretário de Estado nos governos João Agripino, Tarcísio Burity, José Maranhão e Cássio Cunha Lima. O ex-deputado ainda foi assessor da Presidência da República no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, no período de 1995 a 2002. 

O ex-deputado cajazeirense também foi responsável pela construção da Escola Técnica Federal de Cajazeiras e pela diminuição da idade para a aposentadoria rural.

Edme Tavares foi convocado, em 2000, para coordenar a programação do bicentenário de nascimento do Padre Rolim, fazendo um belíssimo trabalho.

O corpo de Edme Tavares será transladado de Brasília para João Pessoa, onde será velado na Central de Velório Morada da Paz e sepultado no cemitério senhor da Boa Sentença.


adaptado com Adjamiltom Pereira