5 de maio de 2015

Nova adutora de engate rápido pode assegurar segurança hídrica para a cidade de Itaporanga para os próximos 20 anos.




O açude de Cachoeira dos Alves que abastece a cidade de Itaporanga e foi construído na década de 80 não mais suporta a demanda de água da população que era de cerca de 12 mil pessoas na época de sua construção e agora contabiliza quase 25 mil. Além disso, a necessidade hídrica do parque industrial que está em plena expansão, da futura escola técnica e de outros equipamentos não poderá ser suprida com o atual açude que está, atualmente, com apenas 20% de sua capacidade. A sugestão então, que já está em estudo na Cagepa, é a construção de uma adutora de engate rápido (feita de tubulações externas), que traria água da barragem do Saco, em Nova Olinda e garantiria o abastecimento da cidade por mais 20 anos. Esse foi um dos temas da audiência pública promovida na manhã desta segunda-feira (04), pela Frente Parlamentar da Água, da Assembleia Legislativa, na Câmara Municipal de Itaporanga.

Presidida pelo deputado Jeová Campos, que coordena os trabalhos da Frente, a audiência pública na cidade de Itaporanga contou com a participação dos deputados Nabor Wanderley, Janduhy Carneiro e Galego de Sousa. “Lamentamos a ausência do prefeito da cidade e de municípios que integram o Vale do Piancó porque esse é um debate que deveria despertar o interesse destes gestores que estão bem próximo da população e, portanto, devem se sensibilizar com a problemática da falta de água e não apenas isso, devem fazer gestão na busca das soluções e esse seria um excelente momento para debater essa temática”, destacou Jeová Campos. O prefeito de Itaporanga foi representado pelo secretário de Agricultura, Lindoberto Araújo.

Segundo o ex-dirigente da AESA e atual coordenador regional de gestão do governo do estado, Chico Lopes, a construção da adutora de engate rápido para captar água de Nova Olinda é uma solução de curto prazo que garantiria recursos hídricos não apenas para Itaporanga, mas para Pedra Branca, por mais uns 20 anos. “O projeto de construção desta adutora já existe, está na Cagepa, inclusive em vias de captação de recursos do Ministério da Integração, e é uma solução de curto prazo, porque a sua construção duraria em média de 60 a 90 dias. A adutora captaria água de Nova Olinda para Itaporanga, com a disponibilidade de um ramal para a cidade de Pedra Branca”, explica Chico Lopes, lembrando que a barragem de Nova Olinda tem capacidade para 98 milhões de metros cúbicos, mas está com um volume de 25% de sua capacidade e fica a 22 km de distância de Itaporanga.

Ainda segundo Chico Lopes, a cidade de Itaporanga não dispõe de uma área para construção de uma barragem do porte da de Nova Olinda e as chuvas que caíram no açude de Cachoeira dos Alves só foram suficientes para subir o nível do reservatório em 1,2 metros. “Isso, se tivermos um uso racional da água, só será suficiente para abastecer a cidade até o final do ano”, destaca ele, lembrando que o açude de Cachoeira dos Alves foi projetado para ter uma capacidade de 17 milhões de metros cúbicos, mas sua construção totalizou apenas 10 milhões.

O deputado Jeová Campos avaliou os debates em Itaporanga como muito positivos. “Não estamos prometendo resolver os problemas, porque não ordenamos despesas, mas o que garantimos é levar a reivindicação dos senhores a quem pode resolver e, no caso de Itaporanga, vamos reforçar a necessidade da construção desta adutora de engate rápido junto ao governo porque entendemos que isso resolverá o problema da escassez de água aqui de forma econômica e urgente”, destacou o presidente da Frente Parlamentar da Água, lembrando que a Frente está percorrendo a Paraíba para ouvir a população, as lideranças das regiões objetivando encontrar soluções para amenizar a escassez de água nesse longo período de estiagem. A noite, os trabalhos da Frente prosseguem com uma audiência pública na cidade de Patos.

Da assessoria.