30 de maio de 2015

TURMA PIONEIRA DE DIREITO DA FASP REALIZA O SEU PRIMEIRO JÚRI SIMULADO NO FÓRUM FERREIRA JUNIOR.SUCESSO!



























Fazendo parte do X Simpósio da FASP(Faculdade São Francisco da Paraíba) aconteceu a IV semana jurídica do curso de direito e nesse cronograma de eventos e palestra e minicursos durante a semana , também foi realizado na manhã e tarde dessa sexta-feira(29) o primeiro júri simulado do 8º período turma pioneira de direito no fórum Ferreira Junior ,no salão da comarca do júri, como atividade da pratica de penal que tem como professor o dr.Paulo Sabino que também ministra aulas de processo penal na FASP.

O júri contou com uma plateia bastante seleta de acadêmicos de direito da FASP e de outras instituições a exemplo da FAFIC e UFCG, profissionais da área jurídica e a presença do presidente da seccional OAB de cajazeiras dr. João de Deus Filho, todos com olhar compenetrados para atuação dos bravos e destemidos alunos de direito, que tinha a responsabilidade de mostrar e mostraram com maestria na pratica o que só então viam na teoria.

Sobre os olhares dos professores orientadores,Paulo sabino, Lílian Tatiane e Neuribertison ,os futuros operadores do direito Proporcionaram um verdadeiro combate no campo das ideias, um espetáculo, para o deleite de todos que ali estavam. 

A turma pioneira conta com 48 alunos, participaram ativamente 12 no papel do MP(Ministério Público, Ana Tavares, Camylla Rafaella, Vivian Alves ,Nivia Andrade ,Joselito Feitosa, Enio, Célio, Castelo, Valdênio ,Matheus ,Damião Guimarães e Carlos Henrique e na defesa atuaram 13,Erik,Damaião Rosendo, Alberto, Kleber, Inácio, Kassio , Ronny, Ivan ,Bergson ,Chico Neto, Fernanda, Antônio Jacinto e Nelson, na hora foram sorteados os 7 jurados, Karina ,Marilene ,Luciano, Bruno, Andreia ,Sandra e Raynne,2 oficiais de justiça as alunas Márcia Maria e Wennia, ,como juiz atuou o professor Neuribertson como auxiliar do juiz a aluna Larissa ,como serventuária a aluna Erbiana.

De um lado a professora Lílian Tatiane orientava a acusação, do outro o professor Paulo sabino orientava a defesa, foram longas horas de debate, cada um defendia a sua tese, enquanto que os jurados ouviam atentamente.

Resultado, 4x3 para a acusação, mas a defesa conseguiu desqualificar homicídio qualificado para o privilegiado, que era o que queriam, na aplicação da pena a condenação foi de 8 anos reduzido 6 meses porque o réu confessou o crime e 2,6 anos das atenuantes, a pena ficou em 5 anos em regime semiaberto, como o réu se encontrava solto, poderá recorrer em liberdade. 

A coordenadora do curso a professora Tica Alencar, disse que ficou maravilhada com a simulação do Júri,” Que coisa linda que satisfação, um sentimento de dever cumprido”.

O professor Joaquim Alencar também ficou bastante satisfeito com o resultado do júri simulado da primeira turma de direito da FASP, ele também auxilia na coordenação do curso.

fotos;canalnoite