27 de junho de 2015

79 açudes estão secando em toda Paraíba.




As chuvas que caíram na Paraíba nos últimos dias foram insuficientes para recarregar os principais açudes do Estado, de acordo com informações da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

Dos 123 açudes monitorados, 40 estão com 20% da capacidade e 39 em estado de colapso. Apesar os açudes localizados na região litorânea, de Araçagi e Gramame/Mamuaba aumentaram o volume de água.

Entre as manhãs de quarta (24) e dessa quinta-feira (25), a Aesa registrou 56 milímetros de chuva em João Pessoa. Nos últimos quatro dias foram 96 milímetros e os números estão dentro do esperado para esta época do ano.

Também choveu forte em Cabedelo (64 mm), Pilar (45,7mm), São Miguel de Itaipu (35,7mm), Rio Tinto (33,1mm), Caldas Brandão (31,3mm), Ouro Velho (32,4mm) e Monteiro (24,2mm). Já nas regiões do Agreste, Cariri e Curimataú não foi registrada chuvas e os açudes continuam diminuindo o volume. 

De acordo com o gerente de mananciais da Aesa, Gerald Sousa, apenas um reservatório está sangrando no estado, o Araçagi, com 63.289.037 m3 de água. Há ainda 45 com volume acima de 20%, outros 40 em observação (com menos de 20%) e 39 em situação crítica, com volume inferior a 5%.

Segundo a Aesa, as chuvas no período continuam dentro da média histórica prevista para o litoral e que a previsão é de novas chuvas na região durante o fim de semana.

"Sabemos que as chuvas foram mais significativas no Litoral e que também tivemos ocorrências em pontos isolados do Brejo e até no Cariri, mas apenas açudes da região litorânea apresentaram aumento no volume", explicou o gerente de mananciais da Aesa.