29 de junho de 2015

Deputado Jeová Campos e família prestigiam solenidade litúrgica de encerramento das comemorações dos 100 anos da Diocese de Cajazeiras.







O deputado Jeová Campos, sua esposa Solange Damasceno e seu filho, Mateus Francisco, prestigiaram a missa solene em comemoração ao encerramento do centenário jubilar da diocese de Cajazeiras. A missa, que aconteceu ao ar livre e reuniu vinte arcebispos do Nordeste, além de outros religiosos e um público expressivo, foi realizada no último sábado (27), na Av. Juvêncio Carneiro, sob a coordenação de Dom Antônio Fernando Saburido, presidente da CNBB Nordeste 2 e arcebispo de Olinda e Recife. O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto e o bispo Diocesano de Cajazeiras, Dom José Gonzáles Alonso também ocuparam lugar de destaque na celebração.

A Diocese de Cajazeiras integra 54 municípios, 64 paróquias e mais de duas mil comunidades rurais. Ao longo do último ano vários eventos foram realizados em comemoração ao centenário, entre eles, o Congresso Mariano, no Zonal de São João do Rio do Peixe; a Celebração dos Cinquenta Anos de Ordenação Sacerdotal de dom José González; o III Congresso Eucarístico Diocesano, no Zonal de Sousa; a Romaria Diocesana ao Cristo Rei, no Zonal de Itaporanga; o Congresso Bíblico Diocesano, no Zonal de Catolé do Rocha e o Congresso Missionário, no Zonal de Pombal. A celebração deste sábado encerrou as comemorações dos 100 anos da Diocese.

“A Diocese de Cajazeiras é uma instituição que é referência para toda a região e completa 100 anos de funcionamento ininterrupto realizando um trabalho muito bonito, não apenas religioso, mas, sobretudo social, inclusive, na área educacional”, destaca Jeová, que propôs a realização de uma sessão especial, realizada no último dia 19, em comemoração ao jubileu da Diocese.

A Diocese de Cajazeiras foi criada no dia 06 de 1914, pelo Papa Pio X (hoje São Pio X, padroeiro secundário da Diocese). Porém, sua instalação só se deu em 29 de junho de 1915, pelo Papa Bento XV. Já passaram pela Diocese sete bispos. Dom José Gonzáles Alonso é bispo da Diocese desde 2001.