3 de junho de 2015

Diretor estadual da Cagepa diz que 'racionamento' garantirá abastecimento de água de Cajazeiras até 2016.


O diretor estadual de operações e manutenção da CAGEPA (Companhia de águas e Esgostos do Estado da Paraíba) José Motta Victor, falou a imprensa de Cajazeiras sobre o racionamento d água iniciado na manhã desta segunda feira (01).

Segundo Motta, a medida visa contingenciar o consumo da água do açude de Boqueirão que vive nos últimos anos uma das suas maiores crises. Ele explicou que o calendário foi elaborado de forma técnica para um melhor aproveitamento no abastecimento das principais áreas da cidade durante a semana, e o corte de 25 horas nos finais de semana, é essencial para garantir distribuição d água a população, pelo menos, até o mês de Maio de 2016.

O racionamento se estenderá até que a reserva intangível, ou seja, o volume morto seja atingido (13 milhões de m³) daí em diante, serão necessárias novas medidas que provocarão uma economia de água bem maior, disse o diretor de operações da CAGEPA, confiante em um bom inverno entre os meses de Janeiro e Maio, o que não diminuiria o racionamento, frisou.

José Motta salientou também que durante o período de racionamento serão intensificados os trabalhos de detecção e reparo de vazamentos, evitando perdas e dinamizando a distribuição. A partir desta segunda a vasão diminuiu de 173 litros por segundo, para 153 litros, de acordo com normas estabelecidas pela ANA (Agência Nacional das Águas). 

O gerente regional da CAGEPA Cleudismar Alexandre (Neném da CAGEPA) que esteve acompanhando Motta, tranquilizou a população quanto à construção por parte do governo do estado de uma adutora de engate rápido para levar água de Boqueirão até a cidade de Carrapateira, que está passando por um colapso d água. Sobre isso, ele disse que a vazão não ultrapassará os 5 litros por segundo, o que não vai modificar muito o volume do manancial, além de socorrer a população daquele município, destacou.