2 de junho de 2015

Frente Parlamentar da Água da ALPB quer que prefeitos e políticos da Paraíba participem de encontro com Ministro da Integração.


Os prefeitos dos municípios paraibanos que estão enfrentando situações de emergência por causa da falta de água e os políticos da Paraíba, especialmente, os da bancada federal estão sendo convocados pela Frente Parlamentar da Água, presidida pelo deputado Jeová Campos, para participarem da audiência com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. A solicitação da visita de membros do Ministério, inclusive do próprio ministro, foi protocolada no dia 11 de março, pelo deputado Jeová Campos, durante viagem dele à Brasília, na condição de presidente da Frente.

“O Ministério da Integração Nacional deve se integrar às discussões sobre o tema da falta de água na Paraíba por isso convido representantes do referido Ministério para participarem da audiência pública que será realizada no dia 17 de abril, em João Pessoa, e o próprio ministro Occhi a visitar nosso estado para ver que a situação requer um olhar especial deste órgão”, destacava o documento assinado pelo presidente da Frente Parlamentar da Água e protocolado como recebido pelo Ministério, no dia 11 de março.

“Essa ação não é de Jeová, nem de um deputado isolado, as articulações são de todos os 36 deputados da Paraíba que estão sensíveis com o grave problema enfrentado por 48 cidades paraibanas que não tem água nem para a população beber e pela situação de 178 municípios que enfrentam problemas com a seca prolongada e as consequências que uma estiagem de quase três anos provoca no cotidiano das pessoas”, destaca Jeová, legitimando o trabalho realizado pela Frente.

Para Jeová, medidas importantes já foram alcançadas graças ao trabalho da Frente e a pressão política de seus integrantes. Ele cita, por exemplo, a decisão de proibir a irrigação de todos os mananciais a partir da cidade de Campina Grande até o sertão. “Foi a pressão política da Frente, legitimada pela sociedade, que entendeu que o nosso trabalho é importante, que conseguiu sensibilizar a Agência Nacional das Águas (ANA) para que ela proibisse a irrigação até que os reservatório voltem ao nível normal”, destaca o parlamentar. A ampliação dos serviços de carros-pipa e de perfuração de poços artesianos foram outros dois pleitos da Frente que devem ser colocados em prática nos próximos dias.