8 de junho de 2015

Frente Parlamentar da Água da PB é inspiração para criação de Frente similar no parlamento potiguar.






Os deputados do Rio Grande do Norte, na sessão desta terça-feira (09), vão apreciar o projeto que institui a Frente Parlamentar da Água na Assembleia Legislativa Potiguar. O PL, de autoria do deputado Galeno Torquato (PSD), foi inspirado na iniciativa da ALPB, cuja Frente Parlamentar da Água, presidida pelo deputado Jeová Campos (PSB), percorreu as principais regiões da Paraíba, entre março e maio deste ano, realizando audiências públicas e visitando obras hídricas. O documento, resultado deste trabalho de campo, foi entregue na tarde desta segunda-feira (08), pelo deputado Jeová Campos ao presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira.

Além de fazer a entrega do documento, dar informações sobre o trabalho desenvolvido pela Frente paraibana, o deputado Jeová Campos, foi convidar os parlamentares do Rio Grande do Norte a se integrarem num projeto conjunto cujo objetivo é o de unir forças regionais para pressionar o governo federal a liberar recursos para atendimento emergencial nas regiões do Nordeste afetadas pela seca e acelerar as obras de transposição do Rio São Francisco. “Vim aqui para convidar os deputados da ALRN para junto com os parlamentares da PB, unir forças para fortalecer a pressão política junto ao governo federal no sentido de buscar a liberação de recursos para obras emergenciais de combate a seca e pedir a conclusão das obras hídricas em andamento, principalmente, a da transposição”, afirma Jeová Campos. O mesmo convite será feito aos parlamentares de PE e do CE.

O deputado George Soares (PR), que participou da reunião, elogiou a iniciativa da ALPB e parabenizou o trabalho realizado pela Frente Parlamentar da Água. “A questão dos recursos hídricos é um dos temas mais importantes do momento e essa pauta conjunta, das assembleias da região, é muito oportuna já que as demandas e necessidades são muito similares. Há uma necessidade de perfuração de poços, de melhoramento dos açudes, da realização de obras de adutoras de engate rápido, na PB, no RN, em PE e no CE e esse movimento conjunto irá fortalecer os nossos pleitos”, afirmou o parlamentar.

O autor do PL que vai instituir a Frente Parlamentar da Água no RN, deputado Galeno Torquato (PSD), confirmou que a inspiração para criação da Frente surgiu de experiências do parlamento paraibano e cearense. “Já existia essa preocupação de ter uma ação parlamentar com essa temática e ao acompanhar o trabalho na ALPB e na assembleia cearense, tomamos a iniciativa de formar a Frente também no RN”, destaca o deputado que também acha que a luta conjunta irá fortalecer os pleitos da região junto ao governo federal. “Aqui, atuaremos junto com o Comitê Gestor de Recursos Hídricos do estado”, afirma Galeno, lembrando que o RN foi dividido em cinco regiões para efeito deste trabalho e que a primeira a receber uma audiência pública da Frente será o Alto e Médio Oeste. A data do evento ainda não foi definida.

Ainda segundo o deputado do Rio Grande do Norte, a ajuda do parlamento paraibano, especialmente, do presidente da Frente Parlamentar, deputado Jeová Campos, foi muito importante. “Esse documento conclusivo, elaborado pela ALPB, e a explanação de Jeová nos dá um norte e mostra os caminhos. Vamos começar o trabalho com informações muito importantes”, disse Galeano.

O deputado Jeová Campos ficou satisfeito com a receptividade e animado com a união de forças que começa a surgir a partir de então. “O sentimento de fazer algo para ajudar as famílias e as cidades que estão passando por essa problemática da seca é comum e eu senti que o pensamento de trabalho conjunto também é o mesmo, de forma que vamos construir uma agenda positiva, com pautas comuns, e buscar, através dessa união, ações efetivas de enfrentamento da falta de água”, disse Jeová que pretende, ainda essa semana, se reunir com deputados de PE e do CE com o mesmo propósito.