15 de junho de 2015

Jeová Campos requer Moção de Apoio as bandas paraibanas que se apresentaram no programa Superstar.








O deputado estadual, Jeová Campos requereu, nesta segunda-feira (15), que seja consignado nos anais da ALPB uma Moção de Apoio à cultura paraibana, em razão das participações das bandas paraibanas no reality show Superstar da Rede Globo de Televisão, especialmente, para “Dois Africanos”, pela excelente performance na noite deste domingo, quando conquistaram a preferência do público ficando em primeiro lugar. A Moção de Apoio inclui ainda o grupo “Os Gonzagas” que permanece na disputa do programa e a banda “Yegor y Los Bandoleros” que se despediu do Superstar na semana passada.

“Enche-nos de orgulho ver tanto talento e músicos que defendem com muita propriedade a cultura Nordestina e que graças a programas de longo alcance como esse da Rede Globo conseguem mostrar seu talento para milhares de pessoas, ganhando uma projeção nunca vista”, destaca o deputado.

Jeová lembra que o grupo paraibano “Dois Africanos”, liderado pelos cantores Opai BigBig e Izzy Mistura, só ganhou destaque em todo o Brasil depois da apresentação no SuperStar. “Eles são muito talentosos, mas sem essa ajuda da mídia, através do Superstar, muito dificilmente conseguiriam um reconhecimento nacional se não fosse o programa”, reforça Jeová.

Embora os artistas tenham nascido na África, o projeto musical deles nasceu em João Pessoa, por incentivo de uma paraibana: a ilustre professora de português para estrangeiros Alexia Eloar. A história deste grupo teve inicio na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no ano de 2012, quando os cantores chegaram ao Brasil para participar de um intercâmbio. Opai BigBig é natural do Benin e Izzy Mistura, do Togo. Ambos já cantavam hip hop em seus países de origem, mas não se conheciam pessoalmente. Em solo brasileiro, os dois se encontraram na sala de aula da instituição de ensino, onde passaram um ano aprendendo a falar português.

Foi aí que a Professora Alexia Eloar entrou na história. Como uma das professoras do curso, além de apresentá-los ao idioma, coube a mesma aproximá-los da cultura brasileira. Percebendo o potencial de Opai e Izzy, a professora decidiu abraçar o sonho deles. Para isso, contou com a ajuda de Diego Rezende, publicitário e produtor cultural. Ele gravou alguns vídeos dos meninos, apresentou a músicos paraibanos e, assim, a história do grupo “Dois Africanos” passou a ganhar vida.

Em sua justificativa, o deputado Jeová Campos reafirma que esses grupos musicais paraibanos merecem também o reconhecimento do Poder Legislativo Paraibano. “Por defenderem a cultura paraibana, “Dois Africanos”, “Os Gonzagas” e a banda “Yegor y Los Bandoleros” merecem nosso reconhecimento. Em face disto, contamos com o apoio dos deputados para a aprovação da presente propositura”, finaliza o parlamentar em seu requerimento. 

assessoria