3 de junho de 2015

Teste de vacina contra a dengue não poderá ser aplicado em idosos.


Vistas como principal esperança no controle das epidemias de dengue no País, as duas vacinas contra a dengue em estágio mais avançado de estudos só poderão ser aplicadas no grupo da população que reúne o menor número de mortos por complicações da doença. Serão indicadas para crianças, adolescentes e adultos de até 59 anos, grupo que concentrou 40% das 290 mortes por dengue neste ano.

Não serão beneficiados pelo imunizante os idosos, grupo que, segundo dados inéditos do Ministério da Saúde, concentra 60% das mortes - 172 casos até o dia 9 de maio. O processo de envelhecimento do organismo e a frequente presença de doenças crônicas fazem deles os pacientes mais vulneráveis.

Prazo

Em processo de aprovação na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a vacina da empresa francesa foi testada apenas em crianças e adolescentes entre 2 e 16 anos e sua indicação deverá ser voltada principalmente para essa faixa etária, segundo Lúcia.

Testado em 40 mil pessoas em 15 países, o produto da Sanofi Pasteur tem eficácia de 60,8% na redução de notificações de dengue e conseguiu diminuir em 95,5% o número de casos graves.

Já a vacina do Butantã ainda precisa passar pela fase 3 de testes clínicos, última etapa da pesquisa, que será realizada com 17 mil pessoas. Nesse estágio, o instituto vai testar o imunizante em pessoas de 2 a 59 anos. O instituto aguarda a liberação da Anvisa para o início dessa fase. A estimativa é de que isso ocorra em agosto. Os resultados da fase 3 e a solicitação de registro na Anvisa ficarão para 2016.

adaptado com o r7