6 de julho de 2015

Canil está sendo construído em Cajazeiras para recolher animais abandonados pela cidade. Entenda.


O grande número de cães vivendo nas ruas tem sido uma grande preocupação da população do setor de zoonoses do município de Cajazeiras, principalmente em função da epidemia de calazar que tem sido observada na cidade, inclusive, em humanos.

O veterinário Sávio Albuquerque se disse impressionado com o elevado número de cães, cujos exames dão positivo. Os cães diagnosticados com calazar são sacrificados, pois nos animais, não tem cura. O serviço de recolhimento dos animais doentes e abandonados é feito por uma empresa contratada pelo município e tem como responsável Eliézer Celerino. É feito o teste rápido pelos setor de zoonoses e os que são diagnosticados com a doença, são eliminados.

Eliézer informou que já está construindo em Cajazeiras um Canil particular cujo objetivo é prestar serviços ao município. Ele disse que os cães de rua serão levados para o local, examinados, os que estiveram com a doença serão sacrificados e os que não estiveram serão castrados e soltos novamente nas ruas, no mesmo local onde foram encontrados. Ele disse que a estimativa do IBGE é no sentido de que existam mais de 6 mil cães nas ruas da cidade. Muita gente que tem cadela em casa, quando dá cria terminam soltando os filhotes nas ruas. Uma denúncia grave. Segundo ele, várias pessoas estão trazendo cães e gatos de outras cidades e dos sítios, inclusive, dentro de sacos e jogando nas proximidades da cidade de Cajazeiras, agravando ainda mais o problema.

Gazeta do alto piranhas