18 de julho de 2015

Deputados da Paraíba e do Rio Grande do Norte assinam documento conjunto que pede complementação urgente de obra da transposição.







Depois de visitarem, na manhã desta sexta-feira (17), o canteiro de obras da transposição no distrito de Boa Vista, no município de São José de Piranhas, as barragens de Boa Vista e Morros e depois a de Caiçara, localizada no município de Cajazeiras, os deputados estaduais da Paraíba e do Rio Grande do Norte assinaram um documento que será encaminhado, de forma conjunta, pelas assembleias dos dois estados ao Ministério da Integração Nacional. Nele, os parlamentares pedem a construção urgente do canal que interligará a barragem de Caiçara ao açude de Engenheiro Ávidos e uma solução imediata para o problema do atraso das obras do Trecho 1, no Ceará, que está sob a responsabilidade da construtora Mendes Jr.

Além dos presidentes das Frentes Parlamentares da Água da ALPB, Jeová Campos, e Galeno Torquato, da ALRN, participaram da ação cojunta de visita às obras, o presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira e o presidente em exercício da ALPB, João Henrique. “A presença e participação da presidência destas duas casas legislativas e dos dois presidentes da Frente Parlamentar da Água, além de outros parlamentares, mostra que a tese que venho defendendo, de unir forças políticas dos estados do Nordeste, que têm a mesma posição em relação a água, começa a ganhar consistência com essa visita de hoje e o envio deste documento”, disse Jeová.

Para o deputado paraibano, a ação desta sexta-feira foi um passo importantíssimo e de muito significado. “Essa ação consolida a integração das assembleias da Paraíba e do Rio Grande do Norte que passam agora a construir uma pauta conjunta para o enfrentamento dessa questão da água”, disse Jeová Campos, que vai convidar as assembleias de PE e do CE para se juntarem nesta caminhada. Ele lembra que a falta de água no Nordeste obriga, sobretudo a classe política, a tomar decisões urgentes pensando no futuro. “Se não tivermos chuvas no próximo ano, a crise irá se agravar e precisamos buscar as saídas. Emergencialmente, na Paraíba, o governador Ricardo Coutinho, já tomou algumas providências, mas as soluções de médio e longo prazo passam, necessariamente, pela conclusão das obras da transposição e é por elas que a nossa classe política deve lutar”, destacou Jeová.

Segundo o parlamentar, as obras da transposição já estão andando, com exceção da parte da construtora Mendes Jr, e o cronograma de pagamentos está sendo cumprido pelo governo federal. “O que falta são questões pontuais, como essa do canal que ligará a barragem de Caiçara ao açude de Engenheiro Ávidos e não foi contemplado no projeto original da transposição. Falam muito mal de Dilma, mas precisamos reconhecer que, neste aspecto, a presidente está sendo correta com o Nordeste e que todas as etapas contratadas estão sendo pagas e estão em dia”, afirma Jeová.

Ainda participaram da visita técnica às obras da transposição os parlamentares do Rio Grande do Norte, Tomba Farias, Gustavo Fernandes e George Soares, o deputado paraibano Galego Souza, os prefeitos de São José de Piranhas, Domingos Neto, e o de Santa Cruz, Raimundo Antunes, além dos vereadores cajazeirenses Alysson Voz e Violão e Marcos Barros.
Márcia Rejane com a News Comunicação.