3 de julho de 2015

Governo da Paraíba implanta equipamentos de Teste Rápido para diagnóstico da tuberculose.


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está disponibilizando três máquinas de Teste Rápido (Gene Xpert) para diagnóstico de tuberculose com capacidade de detectar a presença do bacilo, bactéria causadora da doença, com maior rapidez. O equipamento possibilita a leitura e detecção, em apenas duas horas, de uma possível resistência ao medicamento Rifampicina, principal droga utilizada no tratamento da tuberculose, o que permite maior agilidade no diagnóstico e no início do tratamento.

As máquinas foram instaladas no laboratório do Complexo Hospitalar Clementino Fraga; no laboratório da Unidade Básica de Saúde (UBS), em Mandacaru, ambos na capital e no laboratório do Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase, de Campina Grande. O critério de escolha dos laboratórios para a distribuição dos equipamentos, aplicado pelo Ministério da Saúde, foi o volume anual de baciloscopias de escarro realizadas, exame utilizado no diagnóstico da doença.

A chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas da Secretaria de Estado da Saúde, Lívia Borralho, explicou que a máquina de Teste Rápido tem três indicações de uso: investigação de tuberculose em possíveis casos novos, em populações vulneráveis (profissionais de saúde, pessoas vivendo com HIV/Aids, pessoas privadas de liberdade, pessoas em situação de rua, indígenas, contatos de TB drogarresistente - TBDR e casos de retratamento.

“Mesmo com a utilização do equipamento novo, vão continuar acontecendo as baciloscopias, a cultura de escarro e teste de sensibilidade, o que garante uma maior segurança nos resultados, no diagnóstico precoce e na assistência ao paciente, durante todo o tratamento”, disse.

Casos de tuberculose na Paraíba – Em 2013, foram diagnosticados 1.162 casos novos de tuberculose, com taxa de incidência de 29,93 a cada 100 mil habitantes. Em 2014, foram 1.074 casos novos, com taxa de incidência de 27,76 a cada 100 mil habitantes (dado parcial).

Capacitação – Com o objetivo de fortalecer a Rede de Diagnósticos da Tuberculose no Estado da Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde promoverá, nos dias 22 e 23 de julho, em Patos, a primeira capacitação para os profissionais da Atenção Básica e da Rede, da 3ª Macrorregião de Saúde. As capacitações também acontecerão na 1ª, 2ª e 4ª macro regiões até o final do ano.