2 de julho de 2015

O dilema da Globo: sacrificar Zeca ou afrontar os sertanejos. Confira


A polêmica protagonizada por Zeca Camargo, envolvendo artistas da música sertaneja, ainda não acabou.

Há um impasse envolvendo a Globo e a Som Livre, que pertence ao mesmo grupo de negócios da emissora.

Vários ídolos da gravadora avisaram que não aceitarão convite para se apresentar no ‘É de Casa’, produção de entretenimento que estreia no canal em agosto, ocupando a faixa das manhãs de sábado.

No momento, é impensável um programa de TV que se pretende popular, voltado principalmente às classes B, C e D, não contar com cantores sertanejos no palco e em matérias. Eles são importante ímã de audiência.

A nova atração da Globo terá seis apresentadores. Entre eles, Zeca Camargo, acusado de desprezar a música sertaneja e o legado musical deixado por Cristiano Araújo, morto em acidente de carro no dia 24.

Em crônica apresentada no Jornal das Dez, da GloboNews, Zeca fez uma crítica à suposta comoção excessiva do público e da imprensa na cobertura da tragédia que calou o cantor, além de contestar o valor artístico do gênero sertanejo.

Vários contratados da Som Livre, como as duplas Munhoz & Mariano e Marcos & Belutti, protestaram contra Zeca nas redes sociais. O jornalista foi chamado de elitista e preconceituoso.

Na terça-feira, durante participação no ‘Melhor Pra Você’, da RedeTV!, o cantor Tiago, que forma dupla com Hugo, disparou contra o apresentador: “Ele é um babaca”.

Apesar de ter feito dois pedidos de desculpas — o primeiro ao vivo, no Vídeo Show, e outro por meio de um vídeo divulgado na internet —, Zeca não aplacou a ira de seus novos desafetos.

Na Globo surgiu o rumor de que ele poderia ser substituído no ‘É de Casa’, para evitar desgaste ainda maior de sua imagem e, ao mesmo tempo, pacificar a relação com os sertanejos.

Mas essa opção é vista como arriscada, pois abre um precedente perigoso. Toda vez que um artista se sentisse ofendido, poderia pedir a cabeça de quem o atacou, direta ou indiretamente. A emissora não admite essa ingerência em seus domínios.

Existe a possibilidade de uma reconciliação bem ensaiada. Representantes da classe sertaneja iriam ao ‘É de Casa’ para testemunhar nova retratação de Zeca Camargo e, enfim, emudecer a controvérsia.

A questão é tentar evitar que essa situação, ainda que combinada em detalhes, resulte em novo constrangimento para o apresentador, que está há 19 anos na Globo.

terra