28 de julho de 2015

Reunião extraordinária da Câmara Empresarial de Turismo da PB debate fomento do setor a partir da capacitação profissional.







Os presidentes da Fecomércio, Marconi Medeiros, e da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB, Jeová Campos se reuniram, na noite da última sexta-feira (24), com representantes do trade turístico paraibano que integram a Câmara Empresarial de Turismo do Estado da Paraíba para debater o fomento do setor, a partir da capacitação profissional de seus integrantes. Os secretários de estado da Educação, Aléssio Trindade de Barros, e de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes, também participaram da reunião.

A reunião foi aberta pelo presidente da Fecomércio que explicou a razão da convocação extraordinária. Em seguida, foi facultada a palavra para os representantes do Sistema Opinião de Comunicação apresentarem o Grupo Empresarial e as empresas que o integram. Na sequência, foi a vez do deputado Jeová Campos explicar a proposta do encontro. “A nossa ideia é somar forças e unir propósitos para fomentar o Turismo na Paraíba, principalmente no que diz respeito a capacitação da mão de obra do setor. Nós temos potencial, atrativos, uma ampla rede hoteleira, um litoral belíssimo, sol quase o ano inteiro, mas precisamos pensar no turismo com mais planejamento e isso implica em formar mão de obra qualificada e a criação de uma escola profissionalizante voltada para o setor, penso eu, é uma das importantes ações para esse planejamento a médio e longo prazo”, destacou Jeová. Na ocasião, Jeová lembrou que a presença dos dois secretários de estado na reunião mostra que o governo quer contribuir com esse processo.

E essa afirmativa foi confirmada pelo secretário de Educação, Aléssio Trindade, que fez um breve relato das ações do governo com foco na educação profissionalizante. “Estamos abrindo escolas profissionalizantes que vão muito além do ensino médio, demos um salto de qualidade na educação em todo o estado que vai ter reflexos num futuro próximo e até 2018 inauguraremos 18 escolas técnicas e ainda há espaço para a gente conversar sobre esse projeto de capacitação profissionalizante para o setor turístico, porque existe muita disposição do governo em ampliar o processo de educação profissional junto a esse fórum que aqui está representado”, disse o secretário, sendo referendado pelo titular da pasta deTurismo e Desenvolvimento Econômico. “De fato, o atual governo investe no enfrentamento dos problemas de formação profissional e está aberto a propostas que venham se somar as ações já encaminhadas ou outras que possam ser interessantes”, disse , Laplace Guedes.

Outras instituições, a exemplo da ABIH, ABRASEL, SEBRAE, PBtur, Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, secretarias de Turismo, Desenvolvimento, Educação, também participaram da reunião, que aconteceu nas dependência do Hotel do SESC, e deram algumas sugestões sobre o tema em debate. A turismologa, Catarina Brasil, por exemplo, sugeriu que a grade curricular da escola profissionalizante de turismo fosse separada a área técnica da do ensino médio. Wills Leal disse que deveria haver uma atenção especial, com uma cadeira específica, voltada a gastronomia paraibana. Houve ainda a sugestão de rever a legislação trabalhista para o funcionário que atua no setor como foguista, em finais de semana e feriados apenas. O tema proposto pela ALPB, através da sua Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, e abraçado pela Fecomércio, ainda será alvo de outras discussões e debates na Câmara Empresarial de Turismo do Estado da Paraíba. O evento foi encerrado com um jantar no restaurante do Hotel do SESC.
assessoria