3 de agosto de 2015

Dengue cai na Paraíba, mas Estado registra sete casos suspeitos de doença pouco conhecida.


A Paraíba registrou queda de 72,57% nos casos de dengue em julho. O estado teve ainda 11 casos suspeitos de febre chikungunya e sete suspeitas de Guillain-Barré.Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (3) pela Secretaria Estadual de Saúde.

Em todo estado, no mês de julho, foram notificados 822 casos de dengue, enquanto no mês de junho foram 2.997 casos. Apesar disso, a população deve se manter alerta quanto à proliferação do mosquito aedes aegypti. 


Foi constatado também que estão em situação de alerta 99 municípios (44,3%); 36 em situação satisfatória (16,14%) e oito (3,5%) não informaram os resultados.

Febre Chikungunya 

Na Paraíba, até a 29ª semana epidemiológica, foram notificados 11 casos suspeitos de CHIKV: Pombal (1), Alhandra (1), Campina Grande (1), Umbuzeiro (2), Coremas (1), João Pessoa (3), Rio Tinto (1), Cajazeiras (1), sendo cinco descartados e seis estão em investigação, aguardando resultado. 

Zika Vírus

A SES está em fase de implantação das unidades sentinelas do Zika vírus conforme preconiza o Ministério da Saúde. A Rede Sentinela é composta por unidades de saúde (chamadas de unidades sentinela), que identificam, investigam e notificam, quando confirmados, os casos da doença. 

Guillain-Barré

No mês de julho, foram notificados sete casos suspeitos de Guillain Barré, no estado, sendo quatro do sexo masculino e três do sexo feminino, cuja faixa etária varia entre 21 a 72 anos. Até o momento, nenhum dos casos teve correlação comprovada com dengue, zika e/ou chikungunya.

adaptado com o portalcorreio