13 de agosto de 2015

Obras da transposição no RN estão garantidas, mas há lacunas nas obras da PB que comprometem a chegada da água no Estado.




O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Água do Rio Grande do Norte, Galeno Torquato, que está em Brasília, vai regressar para seu Estado com uma boa notícia para seus conterrâneos: a de que as obras hídricas em andamento no Rio Grande do Norte estão garantidas e que os recursos para a adutora do Alto Oeste, Barragem de Oiticica e para adutora de Currais Novos e Acari, que está atualmente em execução, estão assegurados. A informação foi confirmada ontem (12), pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, durante audiência com políticos do RN.

Infelizmente, na mesma audiência, questionado pelo deputado Torquato, que fez uma intervenção sobre a Paraíba a pedido do presidente da Frente Parlamentar da Água, deputado Jeová Campos (PSB/PB), o ministro não acenou sobre questões importantes que dizem respeito aos paraibanos, como a obra do canal que interligará a barragem de Caiçara ao açude de Engenheiro Ávidos, sem o qual as águas da transposição não chegarão a Cajazeiras, nem deu uma solução para o problema do atraso das obras do Trecho 1, no Ceará, que está sob a responsabilidade da construtora Mendes Jr e que sem ela, haverá comprometimento da chegada das águas da transposição à Paraiba.

“Agora, mais do que nunca, a gente percebe o quanto é importante que as assembleias da PB, PE, CE e RN se unam em torno desta questão das obras da transposição. Fiquei sabendo desta posição do Ministério através de nosso colega do Rio Grande do Norte e imediatamente já comecei as articulações para pressionarmos o Governo Federal a ter um olhar mais criterioso e focado em questões indispensáveis para nós como é o caso desse canal que é fundamental para a integração do município de Cajazeiras a barragem de Engenheiro Ávidos. Sem esse trecho, de apenas 13 km, será impossível a água da transposição chegar até Cajazeiras”, afirma o deputado, lembrando que essa obra não foi contemplada no projeto inicial da transposição. “Não sabemos porque isso aconteceu, nem o Ministério tem essa explicação, mas isso não é importante agora, o que precisamos é buscar viabilizar essa obra, porque sem ela vamos ficar sem uma gota de água da transposição em Cajazeiras”, afirma o deputado que está de licença médica por causa de uma intervenção cirúrgica que será feita nos próximos dias.

Quanto às obras do Eixo Norte da transposição, que na parte da Paraíba estão praticamente concluídas, com quase 90% de sua totalidade pronta, o deputado lamenta que o Ministério da Integração ainda não tenha acionado a construtora Mendes Júnior, cobrando uma solução para o atraso. “As obras no estado do Ceará, que complementam as da Paraíba e são fundamentais para o escoamento das águas pra nosso estado, estão com menos de 50%, então pouco vai adiantar concluir aqui, se a Mendes Júnior não terminar as obras no Ceará. Essa obra é toda interligada, daí a importância dela ser concluída em sua totalidade”, destaca Jeová, enaltecendo a importância do Ministério da Integração mandar uma equipe para verificar o que está ocasionando os atrasos e tomar as providências cabíveis junto à construtora Mendes Júnior, responsável pelas obras do lote 1 no Ceará.

Segundo material divulgado pela assessoria dos deputados do Rio Grande do Norte, durante a audiência, o ministro Occhi falou sobre o cronograma da obra de transposição do Rio São Francisco e suas várias fases. O Secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Osvaldo Garcia, reiterou que o cronograma está sendo cumprido. “O Ministério está cumprindo o cronograma de execução da obra e de acordo com o planejamento, deve ser finalizada até dezembro de 2016”, garantiu ele. Relatórios do Ministério atestam que a obra está 79% finalizada com crescimento de 1,2% por mês.
assessoria