15 de agosto de 2015

PREOCUPANTE; ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE O VOLUME DE ÁGUA DE BOQUEIRÃO.







Na Paraíba existem 124 reservatórios de águas monitorados pela AESA(Agência executiva de gestão das águas do Estado da Paraíba).

Os recentes resultados do monitoramento revelam que no estado existem 6 Reservatórios Sangrando,40 reservatórios com capacidade armazenada superior a 20% do seu Volume Total, Cajazeiras está entre os 38 reservatórios em observação (menor que 20% do seu Volume Total) e 40 reservatórios estão em situação crítica (menor que 5% do seu Volume Total).

Nosso principal manancial o açude Engenheiro Ávidos(Boqueirão) que tem a capacidade máxima de 255.000.000(m3) se encontra em situação preocupante, de acordo com último monitoramento divulgado pela AESA seu atual volume e de 22.549.226(m3), 8,8% do seu volume total.

Para tentar amenizar a situação a CAGEPA adotou um esquema de racionamento de água aos fins de semana, cortando o fornecimento de 16h do sábado a 16hs do domingo, como também pedi a população para ser racional quanto ao uso desse bem tão precioso. 

Uma imagem divulgada em rede social nos reportou há um tempo de bonança, de comportas abertas de banhos e a dura realidade em que se encontra hoje. Outra foto tirada estrategicamente da serra do vital nos revela o quando Boqueirão de piranhas secou.

Redação com: AESA , DNOCS e CAGEPA
fotos; blog e rede social