14 de agosto de 2015

Ricardo lança programação dedicada aos jovens e assina Pacto Social pela Juventude.





O governador Ricardo Coutinho lançou, nessa quinta-feira (13), no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa, a programação do Mês da Juventude. Na ocasião, ele também assinou o Pacto Social pela Juventude Paraibana cujo objetivo principal é combater a violência nesse segmento da sociedade. Durante a solenidade, o governador ainda lançou o Selo da Juventude (voltado para empresas que contratam jovens) e assinou o edital do Programa de Desenvolvimento do Cariri e Seridó (Procase) no valor de R$ 1 milhão. A programação é formada por 160 atividades que vão ser desenvolvidas em todo Estado, contemplando cerca de 60 municípios. 

O edital do Procase foi lançado para associações geridas pela juventude. “Nós estamos com nossos olhares e sentidos distribuídos por todo o Estado e, ao mesmo tempo, tendo a consciência de que esse é o grande foco de ação que se pode ter para que a gente possa pensar em um mundo melhor e em uma geração melhor dentro de alguns anos”, disse o governador.

Ricardo ressaltou que, todos os anos, a programação pretende incorporar a juventude como o principal vetor das políticas públicas. Ele enfatizou a necessidade de recuperar a educação pública. “Quando isso acontecer, podemos dizer que o país vive uma democracia e enquanto isso não acontecer o Brasil não será um país democrático”, comentou.

Para o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, esse é um momento importante na vida dos estudantes porque o Governo do Estado reafirma a preocupação com os jovens, com políticas públicas voltadas para a classe estudantil que estão avançando cada vez mais. “Com o lançamento do Pacto Social pela Juventude, o Governo demonstra que quer atrair o aluno para a sala de aula, para fazer com que ele pratique mais esporte e esteja ligado às atividades culturais”, destacou o secretário.

O Pacto Social pela Juventude é uma proposição do Governo da Paraíba para que todas as esferas do Governo, do Parlamento, e futuros postulantes aos cargos eletivos, se comprometam com as questões da juventude e incorporem em suas ações e programas as demandas desse segmento, tornando as políticas públicas responsabilidade do Estado e não apenas de governos.

A meta é fortalecer o reconhecimento da juventude como sujeito de direito, permitindo as mais variadas formas de interação, expressão e participação social.

A programação engloba um conjunto de serviços disponibilizados pelo executivo estadual e municípios parceiros, além de atividades culturais, esportivas e políticas, que serão realizadas em todas as regiões da Paraíba.