25 de outubro de 2015

MATAR RESOLVE? CÂMARA DE VEREADORES REALIZA SESSÃO ESPECIAL PARA DISCUTIR A PROBLEMÁTICA DOS ANIMAIS DE RUA DE CAJAZEIRAS.



A câmara de vereadores de cajazeiras irá realizar uma sessão especial do dia 27 de outubro terça-feira a partir das 18:00 horas para debater a problemática dos animais de rua, propositura do vereador Jucinério Felix.

Em pauta os vereadores com a sociedade irão discutir a quantidade de animais soltos nas ruas, como resolver esse problema, e ouvir as sugestões.

Devendo levar em consideração a discussão sobre o calazar, já que alguns bairros em Cajazeiras estão sendo considerados endêmicos pelo setor de zoonose pela quantidade de animais diagnosticados com a doença e que são condenados a eutanásia , muitos deles assintomáticos, quando não demonstra sintoma algum, mas que foram infectados .

Cabe o seguinte questionamento,será que somente matando resolve? Eis a questão .Existem politicas públicas? Ações educativas para informar as pessoas o que é a doença, como se transmite? Como combater? Será que sabe que a doença não é contagiosa que não se se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas? que a transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado?. Será que a sociedade sabe que desmantando áreas verdes o vetor irá para áreas urbanas, já que sua característica e de zona rural ?será que sabem que local com terrenos baldios com lixo e mato, esgoto a céu aberto é onde os vetores também vivem? Que nem só o cão é depositário do mosquito, mas o homem, o gato a raposa... 

O mosquito-palha vive nas proximidades das residências, preferencialmente em lugares úmidos, mais escuros e com acúmulo de material orgânico. Ataca nas primeiras horas do dia ou ao entardecer.É importante salientar que alguns cuidados podem afastar o mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) como :dedetizar a casa, manter o muro limpo, cuidar do lixo , proteger seu animalzinho com cólera ante leishmaniose ,usar repelentes, inseticidas em sua residência, essas medidas afasta o vetor.

A leishmaniose é uma doença negligenciada no Brasil, a vacina contra a leishmaniose não é gratuita, mas deveria, está disponível apenas em clínicas veterinárias. O animal não pode pagar pela omissão do Estado Brasileiro, que, aliás, concentra 90% dos casos da doença na América Latina. Ou seja, ao invés de implementar políticas públicas para acabar com a epidemia, o que é o mínimo esperado, o Estado simplesmente “manda matar”. Simples, não?. Mas o que esperar de um País onde pacientes de doenças crônicas na maioria das vezes tem que acionar a justiça para ter direito ao  medicamento?  Esse mesmo País Vai se preocupar em realizar pesquisa e campanhas para vacinar os animais contra leishmaniose com vacina gratuita? creio que não,como não fazem,Já que gastam com a campanha contra a raiva,acham que é o suficiente, então preferem condená-los a morte.

Existe uma decisão do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) de 16/01/2013 que derrubou a portaria do Ministério da Agricultura que proibia o tratamento de cães com leishmaniose visceral. O Juiz mudou regra e animais com a doença deverão ser tratados.


CLICK E VEJA A REPORTAGEM ABAIXO:




O proprietário do animal tem o direito de decidir se trata seu cão ou entrega para o sacrifício porque o tratamento existe , e que só o Brasil comete a eutanásia contra esses inocentes, que são vitimas. São amimais dotados de inteligência, carinho, amor , fidelidade, companheirismo, são considerados parte da família e que merecem uma segunda chance .


Veja também o Requerimento nº 114 do Deputado Odorico Monteiro) TEMA: "Debater o PL nº 1738/11, que institui a Política Nacional de Vacinação contra a Leishmaniose animal, com o objetivo de prevenir e controlar a doença.




Redação