9 de outubro de 2015

PB é 7º estado do Brasil na redução de assassinatos.





A Paraíba está entre os nove estados do Brasil que registraram redução na taxa de assassinatos ocorridos entre os anos de 2013 e 2014, e é o segundo com maior diminuição de registro desse tipo de crime no Nordeste, durante o período. Os dados constam no 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que deve ser publicado na íntegra nesta sexta-feira (9).

Ainda de acordo dados do Anuário, a Paraíba reduziu em 2,3% a taxa de assassinatos, saindo de 39,3 para 38,4 ocorrências por 100 mil habitantes. No Nordeste, apenas outro estado teve redução de taxa: Alagoas (-3,5%). No país, a Paraíba foi a 7ª unidade da federação com maior redução de assassinatos, entre as nove em que houve diminuição de casos.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, frisou que o enfrentamento aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte – é uma das prioridades do Governo do Estado desde o início da gestão, o que foi ratificado pela publicação. Ainda de acordo com o secretário da segurança, em quatro anos, foi registrada uma queda de 24% na taxa de assassinatos ocorridos somente em João Pessoa.

Os números de CVLI são divulgados trimestralmente na Paraíba desde 2012. Os dados são contabilizados pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística da pasta, que possui critérios rigorosos, com base no número de vítimas e não no número de crimes ou eventos, como acontece em outros estados do Brasil. Isso confere à Paraíba uma das metodologias de contagem mais confiáveis do país no que se refere aos CVLI.