19 de novembro de 2015

Jeová Campos diz que recursos da SUDENE são bem-vindos mas são insuficientes diante da atual situação das cidades paraibanas.



O anúncio de que a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE vai disponibilizar a segunda parcela do pagamento do programa federal ‘Água para todos’ para 25 municípios paraibanos contemplados com o benefício alegrou o presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB e deputado licenciado, Jeová Campos. Mas, o parlamentar, que está de licença médica e retoma suas atividade no final deste mês, disse que o montante liberado é insuficiente diante da gravidade do quadro vivido pela população destas cidades com o agravamento da seca, com a diminuição dos recursos hídricos nos reservatórios e até do colapso total do abastecimento de água em muitas localidades paraibanas.

“É importante que louvemos a liberação dos recursos, até porque estivemos reunidos com o presidente da SUDENE, João Paulo de Lima e Silva, juntamente com um grupo de parlamentares paraibanos, na última segunda-feira (16), em Recife, justamente para pedir a ele a liberação destes recursos, mas precisamos ser realistas de que esse volume não é suficiente para resolver as questões que se colocam diante do atual quadro de calamidade pública provocado pela seca no interior do Estado e ainda pelas projeções nada animadoras de um futuro próximo”, destacou Jeová. Segundo o parlamentar, a presença do dirigente da SUDENE, no encontro que será realizado no próximo dia 30, em João Pessoa, que debaterá as mudanças climáticas nas próximas décadas, será fundamental para que João Paulo tenha a exata noção do que se passa na Paraíba.

Os 25 municípios paraibanos que estão aptos a receber a segunda parcela são: Areia, Cacimba de Dentro, Curral Velho, Frei Martinho, Guarabira, Itapororoca, Lagoa de Dentro, Mataraca, Monteiro, Nazarezinho, Pilões, Princesa Isabel, Rio Tinto, Santa Terezinha, São José do Sabugi, Sapé, Sossego e Sertãozinho, além de Queimadas, Pedra Lavrada, Pilar, Pedro Régis, Mogeiro, Alcatil e Borborema. Cada um vai receber R$ 321 mil. Os recursos devem ser utilizados na construção de cisternas coletivas de abastecimento de água. O programa ‘Água para todos’ integra o plano ‘Brasil Sem Miséria’, e foi concebido pelo governo federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso.



Exibindo O nível dos resrvatórios é critico ou inexiste em muitas cidades paraibanas.jpg



Assessoria