15 de dezembro de 2015

Construção do IML em Cajazeiras vai contar com rateio de recursos de prefeituras da região.




Uma luta antiga da população de Cajazeiras e de cidades da região, para viabilizar a construção de uma sede do Instituto Médico Legal (IML), está mais próximo de ser concretizada. Nesta segunda-feira (14), durante reunião na sede da Associação dos Municípios do Alto Sertão Paraibano - AMASP foi firmado um acordo que cada prefeitura vai destinar 3% do FPM de janeiro para viabilizar a construção do equipamento. Por causa da crise que passa os municípios, ficou acordado que esse valor, proporcional ao que cada prefeitura vai receber, será parcelado em 12 vezes. A reunião contou com a presença da prefeita Denise Albuquerque, além de gestores de outras 13 cidades da região, além de políticos e empresários locais. O deputado estadual Jeová Campos (PSB), que reivindica e defende a instalação do IML na cidade, não pôde comparecer ao encontro, mas foi representado pelo vereador Alysson Voz e Violão.

“A situação que a população de Cajazeiras e cidades da região estão expostas pela falta de uma unidade do IML no município é muito ruim e essa condição já se arrasta há alguns anos e precisa ser resolvida o mais rápido possível”, destaca Jeová. Ele lembra que o rateio entre as prefeituras não vai conseguir arrecadar os recursos suficientes para a edificação do IML, mas que essa união em torno do projeto, fortalece a luta e estimula outras instâncias de governo a chamarem também para si a responsabilidade de coparticipação na obra. “A gente sabe que isso não será o suficiente, mas já é um passo importante para a concretização deste equipamento”, destaca Jeová que está tentando marcar uma reunião dos prefeitos com o governador Ricardo Coutinho, para ver de que forma o governo estadual pode contribuir para a realização da obra.

“Como não há recursos destinados para construção do IML, nem na Prefeitura e nem no Governo do Estado, somente com a união de todos, ele será viável, ou seja, a proposta de cada município se responsabilizando com um percentual de sua receita para contribuir com a construção do IML é um passo importante rumo à concretização do IML que é um equipamento vital para a região”, explica o vereador Alysson Voz e Violão, lembrando que o terreno onde será edificado o prédio do IML será doado pela prefeitura de Cajazeiras.

Além de Cajazeiras, firmaram o acordo de rateio as prefeituras de Santa Helena, São José de Piranhas, Poço Dantas, Bernardino Batista, Joca Claudino, Cachoeira dos Índios, Bom Jesus, São João do Rio do Peixe, Triunfo, Poço José de Moura e Carrapateiras. Os prefeitos de Monte Horebe e Uiraúna também devem aderir ao acordo, mas como não estavam presentes na reunião a participação deles ainda será confirmada.

Exibindo Reunião para debater participação das prefeituras na construção do IML de Cajazeiras reuniu vários prefeitos.JPG

Assessoria