23 de dezembro de 2015

Jeová Campos participa da inauguração da segunda estação de bombeamento da transposição do Rio São Francisco.



O deputado Jeová Campos, representando a ALPB, prestigiou a inauguração da segunda estação de bombeamento da transposição do Rio São Francisco, nesta terça-feira (22), na cidade de Floresta (PE). Na ocasião, o parlamentar entregou a presidente Dilma Rousseff e ao Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, dois ofícios, um reiterando o pleito da construção do Canal ligando a Barragem de Caiçara até o Açude Engenheiro Ávidos e o outro solicitando que seja inserida no Projeto da transposição uma Tomada d'água no município de Trunfo, beneficiando todos os municípios do vale do Rio do Peixe.

Durante a inauguração, a presidente Dilma ressaltou a importância da obra de transposição do Rio São Francisco para a população do Nordeste, destacou o fato de inaugurar mais uma etapa do projeto e confirmou que ele não vai parar até ser concluído. "O Brasil é grande o suficiente para, ao mesmo tempo em que faz equilíbrio fiscal nas contas públicas do governo, investir em obras como esta. A integração do Rio São Francisco avança e não há nada que pare esta interligação porque este governo sabe a exata importância que tem essa obra para a região", destacou. A presidente ressaltou ainda que tanto o governo federal quanto os governos estaduais garantirão que as comunidades que vivem às margens do canal tenham acesso a água. "Nós queremos que a água chegue às torneiras de todas as comunidades, das grandes às pequenas", disse a presidente.

A presidenta exaltou ainda a envergadura do projeto de transposição, que vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de nordestinos em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de empregar atualmente 10 mil pessoas. A obra está 81,8% de execução física e é composta por 477 km de extensão, organizados em dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 km, e o Leste, com 217 km.

Para Jeová, as declarações da presidente trazem alívio e reacende as esperanças do povo nordestino de acabar com o sofrimento da seca. “O ministro Occhi já tinha reiterado que as obras não iriam parar, que não há contingenciamento de recursos para a transposição e agora, com as declarações da presidente, isso fica ainda mais evidenciado, de forma que a população do Nordeste pode ficar aliviada que a transposição a cada dia que passa, etapa por etapa, vai sendo concluída e o sofrimento do povo nordestino, que clama por água, está com os dias contados”, finalizou o parlamentar.

Além de representar a ALPB, o deputado Jeová também integrou a comitiva paraibana liderada pelo governador Ricardo Coutinho, que inclui ainda a participação dos secretários João Azevedo, titular da secretária de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e Deusdete Queiroga, secretário executivo de Infraestrutura e Recursos Hídricos, além do superintendente, em exercício do DER, Hélio Cunha Lima, entre outras autoridades.

Assessoria