6 de janeiro de 2016

Paraibanos começam 2016 desembolsando mais dinheiro para combustível, água, IPTU e IPVA.


Os paraibanos iniciaram o ano de 2016 tendo que pagar mais caro pelo combustível, Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e água.

A Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB) aprovou um reajuste de 21,71% na tarifa da água distribuída pela Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa). A medida é retroativa ao dia 30 de dezembro e o aumento deve passar a vigorar em fevereiro.

A conta de luz deve sofrer um reajuste de 3% a 15% a depender da região atendida, segundo.previsão da consultoria Thymos Energia.

O IPTU e TCR de João Pessoa tiveram uma atualização monetária de 10,48% este ano e os contribuintes que decidirem pagarem em cota única têm direito a um desconto de 15%.

Além disso, o pacote do ‘Ajuste Fiscal’ do governo do estado, aprovado no ano passado na Assembleia Legislativa, provocou aumento nos impostos em produtos eletrônicos e automóveis, por exemplo.

A alíquota do IPVA saiu de 2% para 2,5% para automóveis, motocicletas, micro-ônibus, caminhonetes e embarcações recreativas ou esportivas.

A alíquota de ICMS nas operações e prestações internas e a importação de bens e mercadorias do exterior passou de 17% para 18%, nas operações internas com gasolina passou 25% para 27%.

O Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD) também foi atingido com a medida. Antes, o Estado cobrava alíquota única de 4% e passou a cobrar progressivamente de 4% até 8% a partir deste mês.

com o folhadosertão