25 de fevereiro de 2016

ALPB vai integrar atividades da Caravana da CNBB NE em visita ao projeto de Integração do Rio São Francisco.



O roteiro da caravana socioambiental dos bispos do Regional Nordeste 2 (CNBB NE 2), que será realizada de 29 de fevereiro a 03 de março, nas obras localizadas nos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco, vai ter participação da Paraíba, através da Frente Parlamentar da Água, que será representada pelo seu presidente, deputado estadual, Jeová Campos (PSB). A iniciativa da CNBB tem o objetivo de refletir e pensar ações estratégicas para o uso e gestão compartilhada da água e de toda agrobiodiversidade ao longo dos canais e obras da integração do velho Chico com o Nordeste Setentrional.

De acordo com o roteiro e cronograma de atividades divulgado pela CNBB, à visita ao projeto de Integração de bacias do rio São Francisco – Eixo Norte começa no dia 29 de fevereiro, às 7h30, na parede da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá (RN), seguindo para a barragem Oiticica, na comunidade Barra de Santana, no município de Jucurutu, ainda no Rio Grande do Norte.

A agenda da Paraíba, acontece no dia 01 de março, pela manhã, com uma visita a barragem de Engenheiro Ávidos/Boqueirão, em São José de Piranhas, onde haverá uma apresentação técnica feita pelo DNOCS e pelo ministério da Integração Nacional sobre o reservatório. Em seguida, a caravana visitará a vila produtiva rural Cacaré, inaugurada no dia 23 de fevereiro e, em seguida, segue para o reservatório de Jati, no Ceará, para conhecer as obras do reservatório de Jati e do canal Eixo Norte. Consta ainda da programação uma visita à vila rural produtiva Retiro.

No dia 02 de março, às 7h, a caravana segue para a cidade de Salgueiro (PE). Lá, terão atividades no escritório do Ministério da Integração Nacional, que fará uma apresentação ampla sobre o programa de integração de bacias do rio São Francisco. Em seguida visitarão a estação de bombeamento 1, com uma passagem pelo rio São Francisco, e celebração da palavra às margens do rio e, em seguida, retornarão à cidade de Salgueiro. No último dia da caravana, às 8h30, uma missa será celebrada na catedral da diocese de Salgueiro, marcando o encerramento das visitas. No final da celebração, haverá um diálogo envolvendo os caravaneiros (bispos e representantes dos ministérios, órgãos governamentais e entidades da sociedade) com representantes do assentamento baixa grande, de Jati (CE), e de uma comunidade quilombola, de Salgueiro.

Com essa caravana, argumenta Jeová Campos, os bispos marcam um novo momento de interlocução entre a igreja do Nordeste, as instâncias de poder do Governo Federal e, sobretudo, a sociedade e o povo nordestino. “É salutar, a igreja, através de seus representantes, firmarem e lançarem um novo olhar sobre os atuais problemas, desafios e oportunidades e o projeto de Integração do São Francisco oferece um leque bem amplo de ações e políticas de públicas de superação das desigualdades sociais e regionais, de forma que é louvável essa iniciativa da CNBB e a Frente Parlamentar da Água da ALPB terá um imenso prazer de participar deste momento e contribuir com essa interlocução”, destaca Jeová que usou a tribuna da ALPB, na manhã desta quarta-feira (24), para convidar os deputados a se integrarem nesta ação. 

Assessoria.