25 de fevereiro de 2016

Maior obra de infraestrutura hídrica do país, além de água também contempla população com novas moradias e outro benefícios.





O Projeto de Integração do Rio São Francisco ainda não foi concluído, mas já mudou a realidade de muitas famílias que moravam na faixa da obra e uma das melhorias mais significativas se traduzem nos empreendimentos denominados ‘Vilas Produtivas Rurais (VPRs)’. O Governo Federal, segundo divulgação do Ministério da Integração, já entregou 11 VPRs, que beneficiaram 380 famílias nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. Nesta terça-feira (23), mais uma vila será entregue, desta vez, no município de São José de Piranhas, alto sertão paraibano. Ao todo, serão implantadas 18 vilas, que beneficiarão 847 famílias nesses Estados.

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB, Jeová Campos vai representar a Assembleia Legislativa na inauguração da Vila Produtiva de São José de Piranhas. Segundo o parlamentar, muito mais que a realização de um sonho, acalentado há muitos anos e governos, a transposição do Rio São Francisco, já começou a mudar a realidade do povo nordestino para muito melhor. “Esse projeto de Vilas Produtivas é revolucionário, porque além de dar uma moradia com água, luz e saneamento e toda a infraestrutura necessária para um vida digna, ainda estimula o produtor a investir na terra, disponibilizando uma área para plantar. É um projeto social magnífico”, destaca o parlamentar.

Ainda segundo Jeová, é preciso reconhecer o compromisso do governo Dilma com a conclusão do projeto da Transposição, que está com as obras praticamente prontas na Paraíba. “Nossa expectativa e esperança é de que o cronograma se mantenha inalterado e que a obra seja concluída até o final do ano ou começo de 2017 como assegurou o ministro da Integração, Gilberto Occhi, quando as águas finalmente chegarão para matar a sede de nossa gente”, destaca Jeová, lembrando que apesar do contingenciamento de recursos em várias ações do governo, não houve restrições para o projeto da transposição.

Sobre VPRs

No geral, as VPRs contam com casas de 99 m², postos de saúde, escolas, praças, quadras poliesportivas, campo de futebol, centro comunitário, além de rede de água, esgoto e energia elétrica. Os novos moradores também recebem setores produtivos, com no mínimo cinco hectares por beneficiário, sendo um destinado à irrigação. Além das infraestruturas, as famílias contam com visitas periódicas dos técnicos do ministério e participam de capacitações e oficinas, com objetivo de garantir a reinserção e a organização socioeconômica das comunidades. As Vilas Produtivas Rurais fazem parte do Programa de Reassentamento de Populações, um dos 38 programas socioambientais do projeto de Transposição do Rio São Francisco.

Assessoria