1 de março de 2016

Em Cajazeiras,Comissão de Desenvolvimento da ALPB realiza audiência para orientar produtores rurais sobre adesão ao CAR



O fim do prazo de adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), que expira no dia 5 de maio, tem deixado aflitos muitos produtores que ainda enfrentam dificuldades técnicas para aderirem ao CAR. Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o índice de adesão ao CAR no NE, até agora, é de apenas 37,7%. Em todo o país, até janeiro, apenas 2,2 milhões de estabelecimentos, dos 5,1 milhões de propriedades rurais existentes, se cadastraram no CAR. E foi justamente para orientar melhor os produtores sertanejos de como proceder com esse cadastro e contribuir com essa adesão, que a Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB realizou, na manhã desta sexta-feira (26), em Cajazeiras, uma audiência pública para debater essa temática.

O encontro, coordenador pelo presidente da Comissão, deputado estadual, Jeová Campos, contou com a participação de produtores dos municípios de São José de Piranhas, São João do Rio do Peixe, Monte Horebe, Santa Helena, Triunfo, Cachoeira dos Índios, além de Cajazeiras. A participação do superintendente do IBAMA na PB, Anselmo Castilho, docomandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Cunha, do Gerente da EMATER Edílson Dias, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras, Rildo Soares contribuiu para o aprofundamento dos debates e esclarecimento das dúvidas dos produtores. Os vereadores cajazeirenses Alysson Voz e Violão, Humberto Pessoa e Kleber Lima da cidade e Júlio Neto, da cidade de Santa Helena, também participaram da audiência, realizada na sede do Sindicato, localizado no Centro de Cajazeiras.

Como deliberação da audiência, ficou definido que a Fundação de Apoio Técnico do Instituto Federal de Educação em parceria com o IBAMA vai realizar, sem ônus, o cadastro de 1.500 produtores rurais da região. “A audiência foi uma oportunidade única para os trabalhadores rurais tirarem dúvidas sobre o Cadastro e saberem como proceder com a adesão ao CAR. Além disso, firmamos esse compromisso de realizar esses 1.500 cadastros, o que considero muito importante, visto que falta pouco mais de dois meses para o fim do prazo e grande parte dos produtores rurais da região ainda não fizeram o CAR e com esse contingente vamos contemplar muitos produtores da região”, destacou Jeová. O deputado permanece no sertão até a próxima segunda-feira (29), quando se integrará a Caravana dos Bispos da CNBB NE nas visitas às obras do projeto de Integração do Rio São Francisco ma PB, PE e CE.



Assessoria