6 de abril de 2016

Deputado Jeová Campos prestigia Aula Magna do curso de Engenharia em Energia do IFRN e participa de mesa redonda.


O deputado estadual e presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB, Jeová Campos prestigiou a abertura do Curso Superior de Engenharia de Energia, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), na manhã desta quarta-feira (06), em Natal (RN). A solenidade contou com uma Aula Magna Inaugural seguida de uma mesa redonda com o tema “Energia: Desafios e Perspectivas Futuras”.

“A instalação do curso de Engenharia em Energia permitirá a qualificação de mão de obra na área de energia renovável, que é o que precisamos é não temos atualmente”, destaca Jeová, lembrando que a escola técnica de Cajazeiras também implantará cursos na área de energia. “A tendência é a expansão das energias renováveis e não podemos ficar para trás e a formação de mão de obra especializada é um importante passo no aproveitamento deste enorme potencial energético que ainda é muito pouco explorado na Paraíba”, afirmou Jeová.

O curso de Engenharia de Energia oferecerá ao estudante formação na área de engenharia, tendo como um dos focos a empregabilidade do engenheiro egresso. A graduação é o primeiro curso superior do IFRN na modalidade engenharia. O estudante será formado para atuar em todos os setores produtivos em que haja necessidade de produção, distribuição, gerenciamento e utilização de recursos energéticos.

Detalhes do curso

O curso do Instituto contempla a formação relativa à matriz energética nacional, tanto no âmbito das ciências térmicas quanto da eletrotécnica e da área petrolífera. “O objetivo é também promover no estudante a preocupação quanto à proficiência da geração, utilização e gestão de recursos no setor industrial”, afirma o diretor do curso, Dr. Augusto Fialho.

O profissional de Engenharia de Energia será capacitado a atuar em diversos setores, como o elétrico, plantas de geração de energia renováveis ou não renováveis, a indústria de petróleo e gás natural, sistemas térmicos industriais, entre outros. O turno ofertado é Integral (Matutino, Vespertino e Noturno), com periodicidade, semestral e integralização de 10 semestres. A abertura de turma é para 2016.1 e serão ofertadas 40 vagas pelo SiSU, segundo informações disponibilizadas no site do IFRN.


Assessoria