16 de junho de 2016

EM SÃO JOSÉ DE PIRANHAS:Audiência pública vai debater destinação das águas da transposição no sertão paraibano e projetos sustentáveis que gerem renda e emprego


Com mais de 90% das obras do projeto da Transposição do Rio São Francisco na Paraíba concluídas, a preocupação agora recai sobre a destinação das águas do Velho Chico. E é com esse propósito que a Assembleia Legislativa, através da Frente Parlamentar da Água, presidida pelo deputado Jeová Campos, realiza na manhã desta sexta-feira (17), uma audiência pública, na Câmara Municipal de São José de Piranhas, para debater essa questão. O objetivo desta ação é planejar ações, debater projetos e políticas públicas de uso e gestão da água após a conclusão das obras de transposição de águas do Rio São Francisco com as autoridades federais, estaduais e municipais que envolvem o tema. 

“A proposta é debater a implementação de projetos sustentáveis subsequentes à conclusão das obras de transposição, bem como discutir políticas públicas de utilização racional da água oriunda do projeto que gerem renda e emprego”, reforça Jeová. Ele lembra, por exemplo, que as 243 famílias que foram assentadas em Patamuté, Quixeramobim, Irapuá I e II e Caiçara, contempladas com o projeto de Vilas Produtivas em São José de Piranhas e Cajazeiras, tem cada uma um hectare de terra para irrigação. “O que plantar nesse espaço, como gerar renda a partir da agricultura e como utilizar racionalmente a água limpa que vai chegar do projeto da transposição. Isso são questões que precisam ser tratadas agora, para que quando a água estiver disponível ela já tenha uma destinação adequada”, afirma o parlamentar.

Outro debate que deve ser realizado na audiência é a possibilidade de criar um polo de piscicultura na região, já que com a transposição haverá água suficiente para tanto, nas barragens de Engenheiro Ávidos, Boa Vista, Morros e Caiçara. “Hoje, todo o peixe consumido naquela região vem do Xingó, no estado de Sergipe, a mais de 400 km de distância. Por que não pensar em projetos para que os peixes sejam produzidos aqui, gerando renda, emprego e consumo, já que teremos condições para tanto”, argumenta Jeová, lembrando que juntas, essas barragens responderão por cerca de 600 milhões de metros cúbicos de água.

Foram convidados para participar da Audiência Pública representantes da Agência Estadual da Água – AESA-PB, da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, da Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Municipal, da Secretaria de Desenvolvimento Humano, Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia. Foram enviados convites também para a CAGEPA, Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Agência Nacional da Água – ANA, DNOCS, Ministério da Integração Nacional, Ministério da Pesca, Ministério da Agricultura, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos Municípios de Cajazeiras e São José de Piranhas, Prefeitos dos Municípios de Cajazeiras e São José de Piranhas, além dos Presidente das Câmaras das duas cidades.

Assessoria