3 de julho de 2016

Rádio Alto Piranhas de Cajazeiras comemora meio século de existência

alto-07

Na última sexta feira (01) a rádio Alto Piranhas completou exatos 50 anos de existência. Uma emissora nascida sob a égide da Diocese de Cajazeiras, idealizada e registrada pelo bispo Dom Zacarias Rolim de Moura, em 04 de Abril de 1959, mas somente, por questões burocráticas, em Julho de 1966, levou ao ar a música “Luar do Sertão”.

Ao lado de Dom Zacarias constituíram a sociedade limitada Monsenhor Abdon Pereira e Monsenhor Vicente Freitas. No contrato social celebrado estavam especificados os objetivos da empresa: educar cívica e patrioticamente a população sertaneja.

Ao longo destes 50 anos “no ar”, foi intento e desejo dos que fazem e fizeram essa emissora ter um compromisso com a verdade, de ser porta-voz dos que não tem direito a vez e voz, numa sociedade onde o poder econômico fala mais alto, sem fugir, porém, a ética jornalística, exercendo o sagrado princípio que toda pessoa tem direito de liberdade de expressão e, este direito compreende a liberdade de opinião e liberdade de receber ou transmitir informações ou, ideias, sem sofrer qualquer ingerência, principalmente da autoridade pública e sem considerações de fronteira.

No exercício destas liberdades comportam deveres ou responsabilidades que sempre procuramos praticá-las com muita isenção e firmeza.

A história desta emissora se confunde com a história da cidade nos últimos 50 anos porque sempre esteve na trincheira ao lado do povo defendendo-o e denunciando arbitrariedades contra os mesmos.

Durante o regime militar a emissora foi punida várias vezes e notificadas outras tantas, porque não soube calar sua voz diante das baionetas ensarilhadas dos ditadores de plantão.

Em defesa de ideias consideradas corretas, juízes de direito, fecharam-na quase uma dezena de vezes, mesmo sabedores de que não estávamos ferindo a ordem instituída e quando a defesa foi levada a outra instância sempre se prolatava sentenças de inocência.

Quando no dia 13 e Abril de 1983 a diocese passou o controle acionário da emissora para outo grupo, genuinamente cajazeirense, até esta data procurou-se zelar pelo princípio constitucional de que todo indivíduo tem direito a liberdade de opinião e expressão e que, o rádio é um dos meios que os cidadãos podem se manifestar livremente em sua própria defesa e de seu semelhante.

A rádio Alto Piranhas se constitui hoje um patrimônio, não dos seus sócios, mas da cidade de Cajazeiras.

Sessão especial

A câmara municipal de Cajazeiras realizou sessão especial nesta sexta feira (01), para homenagear o aniversário de 50 anos da emissora. A propositura aprovada por unanimidade foi do vereador e radialista Ivanildo Dunga que, também é funcionário da rádio Alto Piranhas há vários anos como repórter policial. Autoridades do mundo político, econômico e social de Cajazeiras, além de diretores e funcionários da emissora, prestigiaram a sessão.
alto-06
Iniciada em 1966 a rádio Alto Piranhas é a segunda emissora AM a entrar no ar em Cajazeiras e, umas das primeiras do sertão paraibano, se constituindo, a partir de então, de um importante instrumento de comunicação de massa dos cajazeirenses e sertanejos. A emissora foi fundada, instalada e inaugurada, pela Diocese, uma conquista da igreja local, na época comandada pelo bispo Dom Zacarias Rolim de Moura.

Após uma década e meia sob o comando da diocese, a RAP foi assumida pelo grupo empresarial do saudoso Francisco Arcanjo de Albuquerque que, dirige os seus destinos até os das atuais, integrando o sistema Alto Piranhas de Comunicação (rádio e jornal), que tem a frente José Antônio de Albuquerque e Antonieta Albuquerque.

No aniversário de 50 anos, os seus diretores brindarão seus ouvintes com uma nova e moderna sede que, está sendo construída, além da aquisição e instalação de novos e modernos equipamentos, considerados os mais avançados do mundo da tecnologia, visando ampliar e melhorar o som da histórica emissora de Cajazeiras.



Com Blogdofurao e Gazeta do Alto Piranhas