9 de agosto de 2016

Desembargador Siro Darlan receberá as medalhas ‘Presidente Epitácio Pessoa’ e ‘Deputado João Bosco Braga Barreto’ no dia 26

A sessão solene conjunta da ALPB e Câmara de Cajazeiras que concederá as
honrarias ao desembargador será realizada na Câmara Municipal, às 10h,

Exibindo Desembargador Siro Darlan será homenageado pela ALPB e Câmara de Cajazeiras no próximo dia 26.png

Aprovado por unanimidade pelos deputados paraibanos durante sessão do dia 05 de abril último, o Projeto de Resolução Nº 97/2016, de autoria do deputado Jeová Campos (PSB), que outorga a medalha ‘Presidente Epitácio Pessoa’ para o desembargador Siro Darlan de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, vai se concretizar no próximo dia 26, durante solenidade de entrega da honraria, a um dos filhos mais ilustres de Cajazeiras. A sessão solene conjunta, onde também será entregue ao magistrado a medalha ‘João Bosco Braga Barreto’, numa propositura do vereador Alysson Américo de Oliveira, mais conhecido como Alysson Voz e Violão, acontecerá na Câmara Municipal de Cajazeiras, no dia 26 deste mês, às 10h.

O homenageado é natural de Cajazeiras e foi para a capital carioca ainda criança, onde estudou, se formou e ingressou na magistratura, mas nunca esqueceu suas origens paraibanas. Para Jeová, que é pouco afeito a propor projetos de concessão de medalha, a iniciativa de homenagear Siro Darlan foi uma exceção em função do diferencial de atuação e dos relevantes serviços prestados pelo magistrado, na condição de desembargador, ao Poder Judiciário Brasileiro. “Siro é um paraibano que nunca esqueceu suas origens, tem assento efetivo na 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desde 22 de novembro de 2004 e é Membro da Associação Juízes para a Democracia, e suas decisões, pela sua coragem e correição, tem feito história na magistratura brasileira. Ele é merecedor desta homenagem, por ele abri essa exceção e estou muito feliz de poder proporcionar essa homenagem a um filho ilustre de Cajazeiras, que brilha por seus pr”, justifica Jeová.


Ainda segundo Jeová, o Desembargador Siro Darlan de Oliveira honra as tradições de paraibano corajoso e destemido. “Foi ele quem discordou que num país onde ainda não se garante acesso à creche a todos as crianças brasileiras, que não tiveram o privilégio de nascer filhos de juízes, os magistrados recebam quase R$ 1 mil por dependente a mais no salário e benefícios que já ganham do Estado brasileiro para auxiliar na educação de seus dependentes”, lembra o Jeová. Também foi de Siro Darlan a decisão de obrigar os atores menores da novela ‘Laços de Família’, da Rede Globo, a deixarem as gravações da trama em razão das fortes cenas apresentadas na mesma.

Sobre Siro Darlan

Siro Darlan é formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desde 1975, Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tem Curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal, é pós-graduado em Direito da Comunicação, pela Universidade de Coimbra, Portugal, e iniciou sua carreira na magistratura, como Juiz de 1ª instância, na Comarca de Silva Jardim, no Rio de Janeiro, em junho de 1982 onde permaneceu até o mês de julho de 1984. Durante a sua carreira de magistrado, exerceu vários cargos e participou de inúmeras atividades, além de lecionar em renomadas instituições de ensino superior.

Assessoria