30 de agosto de 2016

Jeová Campos elogia iniciativa do TCE de promover evento para debater a problemática da questão hídrica na PB.



A crise hídrica no Semiárido paraibano, resultante de cinco anos de seca no Nordeste, será tema de um seminário promovido pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE). O evento, que será realizado nos dias 1 e 2 de setembro, no Centro Cultural Ariano Suassuna, já está com as inscrições abertas pelo endereço portal.tce.pb.gov.br. Para o deputado estadual Jeová Campos (PSB) a iniciativa do TCE é muito oportuna. “É salutar que esse tema, que interessa a toda a sociedade e é de suma importância para a Paraíba, seja amplamente debatido, e a iniciativa do TCE amplia esse debate”, destacou o parlamentar.

Segundo o parlamentar, que até a última sexta-feira presidia a Frente Parlamentar da Água da ALPB, a iniciativa do TCE é oportuna, principalmente, pela atual situação que passa as obras da transposição. “Todos nós sabemos que a solução do problema hídrico do Nordeste passa pela chegada das águas da transposição e que a conclusão da obra está seriamente comprometida por causa do abandono do trecho sob a responsabilidade da construtora Mendes Júnior, de forma que essa questão da gestão das águas é um tema que tem que ser aprofundado e é importante que o Tribunal de Contas venha a fazer este debate. Saúdo a decisão do TCE pela iniciativa”, afirmou Jeová.

Segundo divulgação do TCE, a programação do Seminário permitirá discussões, entre outros temas, sobre “Mudanças Climáticas e Previsão Meteorológica para o Nordeste”; “A Qualidade da Água Atual dos Reservatórios de Abastecimento do Estado da Paraíba”; “Gestão dos Recursos Hídricos das Bacias do Semiárido Paraibanos”; “Expectativa da Chegada da Água da Transposição aos Reservatórios do Semiárido Paraibano”; e “Soluções Alternativas ao Abastecimento da Cidade de Campina Grande”. Coordenado pela Escola de Contas, órgão do TCE, o seminário conta com a parceria de três universidades públicas: UFPB (Universidade Federal da Paraíba), UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) e UEPB (Universidade Estadual da Paraíba).

Para as palestras e mediação dos debates, estão confirmados nomes como Paulo Nobre (CPTEC/INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe), Eduardo Pacheco Jordão( Universidade Federal do Rio de Janeiro) Heber Pimentel Gomes e Tarcísio Cabral (UFPB), Janiro Costa Rêgo (UFCG), Weruska Brasileiro Ferreira e Beatriz Ceballos (UEPB), João Azevedo (Secretário de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia) e João Fernandes da Silva (Diretor Presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas no Estado da Paraíba – AESA).

Assessoria