13 de setembro de 2016

Universidade abre edital para mais de 3 mil vagas com inscrições grátis.


O IFPB lançou o edital de seleção para 3.389 vagas para os cursos técnicos em 17 campi. A maior novidade deste ano é a forma de ingresso que não será mais através de prova escrita e sim análise do histórico escolar. Outra mudança é que as inscrições serão totalmente gratuitas. Elas serão realizadas no período de 03 de outubro a 04 de novembro. Acesse aqui o edital.

No Campus Cajazeiras estão sendo ofertadas 200 vagas, sendo 80 para os Cursos Técnicos Subsequentes (Edificações e Eletromecânica) e 120 para os Cursos Técnicos Integrados ao ensino médio (Informática, Edificações e Eletromecânica). Para concorrer às vagas dos cursos subsequentes é preciso ter concluído ou estar concluindo o ensino médio e para os cursos integrados é preciso ter concluído ou estar concluindo o ensino fundamental.

Para se inscrever, o candidato precisa preencher, eletronicamente, todos os itens do Formulário de Inscrição, disponibilizado no endereço eletrônico https://estudante.ifpb.edu.br, inclusive o Questionário Socioeconômico, anexar o Histórico Escolar ou documento equivalente. Há cotas para candidatos com deficiência e egressos de escolas públicas. A seleção se dará a partir da média aritmética das disciplinas.
Será disponibilizado um posto de inscrição no Campus Cajazeiras para que os candidatos que não tiverem acesso à internet possam se inscrever. No dia 14/11 será divulgada a lista oficial de candidatos inscritos e no dia 19/12 o resultado final do processo.

O novo paradigma de seleção para ingresso nos cursos técnicos do IFPB visa a inclusão social, a equidade e a isonomia, além de dar mais celeridade ao processo e menor dispêndio aos cofres públicos. “A razão central da mudança do processo seletivo está focada na inclusão social de todos os estudantes, desde aqueles que terminaram os estudos há muito tempo, quanto os que estão na idade regular”, disse o Reitor Nicácio Lopes.

Assessoria