16 de outubro de 2016

Deputado Jeová Campos é autor de PL que corrige sobrenome da homenageada que dará nome a nova escola técnica de Cajazeiras


Exibindo Deputado Jeová Campos é op autor do PL que corrigiu o nome da homeageada.JPG
No último dia de votação em plenário na Assembleia Legislativa da Paraíba, na terça-feira (11), os deputados aprovaram, por unanimidade, um Projeto de Lei que altera a redação do art. 1º da Lei nº 9.746, de 08 de junho de 2012, que denominava como ‘Professora Nicéa Claudino Fernandes’, a Unidade de Ensino da Escola Técnica Estadual de Cajazeiras. O PL Nº 1005/2016, de autoria do deputado Jeová Campos, corrige um equívoco no sobrenome da homenageada, que constava como “Fernandes”, quando na verdade deveria constar como “Pinheiro”. A Escola Técnica de Cajazeiras será inaugurada nos próximos dias.

“Não temos dúvidas da justa homenagem prestada à Professora Cajazeirense Nicéa Claudino Pinheiro, quando da denominação da Unidade da Escola Técnica Estadual, campus de Cajazeiras, através da Lei nº 9.746/2012. A homenagem com a correção de seu sobrenome, agora se dará de forma completa”, destacou o parlamentar que na justificativa do PL enaltece os diferenciais da homenageada que teve no afinco e dedicação aos estudos, tanto como aluna e depois como mestre, seu principal diferencial em vida. 

“A professora Nicéa sempre se dedicou de corpo e alma a sua missão de ensinar, nunca deixou de enfrentar os desafios, era tida como uma profissional de muita capacidade de persuasão e era requisitada para funções desafiantes. A bem da verdade, é necessário evidenciar que ela sempre estava fazendo todos os cursos da sua área de atuação, que eram ministrados em Cajazeiras, na ânsia permanente de se atualizar para melhor transmitir os seus conhecimentos aos seus alunos e nada mais justo que ela empreste seu nome a uma instituição que vai formar cidadãos e prepará-los para ingressar no mercado de trabalho”, argumenta Jeová.

Breve histórico

Nicéa Claudino se formou professora, no dia 17 novembro de 1942, no salão nobre do Colégio Padre Rolim. Pouco tempo depois de formada, ela já estava ensinando alfabetização e curso primário, na Escola Particular Mãe Aninha. Depois, nomeada pelo governador, passou a ensinar na Escola das Palmas na zona rural do entorno de Cajazeiras, numa comunidade rural onde hoje está instalado o Campus V, da Universidade Federal de Campina Grande, em Cajazeiras. Tempos depois estava a Professora Nicéa Claudino ensinando no Colégio Estadual de Cajazeiras e lá ela foi requisitada para coordenar a biblioteca do educandário. No ano de 1953 se matriculou no curso de Contabilidade da Escola Técnica de Contabilidade “Monsenhor Constantino Vieira”, tendo concluído o curso no ano de 1955. Nesta escola, depois de formada, ela passou a lecionar na disciplina de contabilidade. No ano de 1971, com a instalação da Universidade Federal da Paraíba, em Cajazeiras, teve a oportunidade de realizar um curso universitário. Em dezembro de 1973 conclui o curso de Licenciatura Plena de Geografia pela Universidade Federal da Paraíba, Campus V, de Cajazeiras.

A homenageada era filha de João Claudino Sobrinho, conhecido por Joca Claudino, e Francisca Fernandes Claudino, ambos in memoriam. Era casada com o empresário Gonçalo Pinheiro Torres, in memória, e tiveram os s filhos: Liane, Leone, Luciano, Leinaldo, Liziane e Cecília. A professora Nicéia Claudino também era empresária e foi fundadora da Rede de Lojas Armazém Paraíba, atualmente, com várias filiais espalhadas pelo Nordeste.

Assessoria