25 de novembro de 2016

Agrônomo alerta para colapso total de água em Sousa e mais 26 cidades

Resultado de imagem para fotos de colapso de agua

O agrônomo e secretário do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Piranhas, Piancó e Açu, Hermano Rolim, prestou entrevista à reportagem do Portal e TV Online Diário do Sertão nesta sexta-feira (25) e fez alerta sobre o colapso que possa vir acontecer nas Várzeas de Sousa, Aparecida e as demais 25 cidades que são abastecidas pelo açude de Mãe D’água.

Segundo ele, o perímetro irrigado das Várzeas de Sousa passa por uma restrição hídrica muito séria, pois é mantido apenas com um décimo da água necessária. Hoje é liberado 400 litros por segundos, mas a perspectiva é que seja reduzida a partir do dia 16 de dezembro para 200 litros por segundos.

“Nós precisaríamos de uns cinco anos seguidos de bons invernos para que os açudes recuperassem seus níveis, então a possibilidade que o perímetro irrigado de Sousa venha ficar sem água é muito grande e capaz de ser concretizada”, disse Hermano.

Em relação às precipitações pluviométricas afirmou que será uma situação de normalidade, que não terá o fenômeno El Niño e nem o Lã Niña, mas também vai depender de outros fatores como o Dipolo do Atlântico.

Hermano Rolim menciona que colapso no açude de Mãe D’água já está previsto e que provavelmente 28 cidades no estado da Paraíba e quatro no Rio Grande do Norte ficarão sem água.

Diário do Sertão