24 de novembro de 2016

Audiência pública na ALPB debate problemas e soluções para reduzir a violência e as mortes no trânsito no Brasil


Exibindo Deputado Jeová Campos foi o autor da propositura.jpg

Por que nas cidades do interior a obrigatoriedade do uso do capacete por motociclistas não é respeitada? Por que o Brasil ainda registra índices alarmantes de mortes no trânsito? Qual a importância do uso dos faróis em plena luz do dia?  O que fazer para reduzir a taxa de mortalidade e violência no trânsito e o número de vítimas que ficam com sequelas por conta de acidentes automobilísticos? Essas e outras questões foram colocadas e debatidas na tarde desta quinta-feira (24), na ALPB, durante uma audiência pública que celebrou o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito. O deputado Jeová Campos, presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Casa, e autor da realização do evento, coordenou os trabalhos que contou com a participação de várias autoridades representantes do DETRAN, da Semob, Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PB)Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, OAB, além de representantes da Marcha para Jesus.
            Durante seu pronunciamento, a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do DETRAN, Abimadade Vieira, discorreu sobre os alarmantes índices de violência no trânsito no estado e, simultaneamente, exibiu vídeos que mostravam várias situações de acidentes, além dos treinamentos e ações educativas desenvolvidas pelo órgão estadual. “Os vídeos dos acidentes chocam pela brutalidade e violência, mas, infelizmente, refletem situações do dia a dia que continuam acontecendo nas rodovias e também nas cidades”, afirma Abimadabe. Ela lembrou que a cada 12 minutos morre uma vítima do trânsito no país e que o hospital de Trauma de Campina Grande  registra 840 acidentes de motociclistas por mês, enquanto que o Trauma, em João Pessoa, registra cerca de 700.
‘           Na ocasião, o deputado Jeová solicitou a cessão dos vídeos pelo DETRAN para que eles possam ser editados e veiculados na TV ALPB.  “É importante que esses vídeos sejam editados e veiculados, sistematicamente, pela TV ALPB, porque as imagens falam por si só, são impactantes, reproduzem cenas reais da vida, ou seja, as pessoas sendo imprudentes, morrendo em baixo de carros, crianças sendo vitimadas porque estavam sem cinto. Penso que seria uma atitude pró ativa e educativa da ALPB, além de uma importante contribuição para conscientização das pessoas”, disse Jeová.
            Para o parlamentar, além de conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da prudência no trânsito e do respeito às leis que regem o tema, é preciso modificar o Código Nacional de Trânsito para que se consiga reverter essa triste realidade da violência e mortes por acidentes no país. “É preciso definir penas mais duras para crimes de acidente de trânsito e acabar com essa celeuma do que é crime doloso e crime da imperícia, de imprudência ou de negligência no trânsito. O crime de trânsito precisa ter pena própria, ser julgado por um juiz singular, na proporção do fato é que deveria ser aplicada a pena. E essa questão só vai ser modificada na instância que ela pode ser tratada, que é no Congresso Nacional, daí a importância da iniciativa da bancada federal paraibana que precisa se mobilizar em torno de assuntos que são realmente importantes para a sociedade como esse”, disse Jeová.
            Uma das maiores autoridades em se tratando de educação no trânsito, o professor Samuel Aragão, autor de várias propostas de inclusão desta temática nas escolas públicas do país, disse que somente com a plena conscientização do cidadão, através da educação,  se conseguirá reverter esse trágico quadro de mortes e invalidez por acidentes. “Nenhum país do mundo mudou o comportamento das pessoas no trânsito sem educação. Infelizmente, no Brasil ainda não foi implantado a educação do trânsito nas escolas  e isso se deve, e muito, pela omissão das autoridades", destacou ele em seu pronunciamento.
            Os deputados Buba Germano e Bosco Carneiro, presentes a audiência, elogiaram a iniciativa de Jeová, enaltecendo a importância do tema debatido. “Jeová tem encaminhado debates de grandes temas nesta Casa, como a questão das águas e agora do trânsito, de forma que quero parabenizá-lo por mais essa iniciativa”, disse Buba, que discorreu sobre a mudança de postura dos motociclistas de Picuí, que através de uma campanha educativa, se conscientizaram da importância do uso de capacete, o que reduziu drasticamente os índices de mortes no trânsito no município que, inclusive, foi condecorado pelo Denatran por essa iniciativa.
            O coronel Helder, da PRF, lamentou a banalização da morte e disse que se algo não for feito para conscientizar as pessoas da importância de respeitar as leis e normas de trânsito, elas continuarão crescendo. “Infelizmente, a violência que era exceção, virou regra, além disso, muitos dão maus exemplos aos filhos, como dirigir alcoolizado, usando o celular, com excesso de velocidade, trafegando pelo acostamento, o que esperar de quem cresce acompanhando tantas infrações”, disse o representante da PRF. Segundo ele, mais de 30 mil motoristas foram multados por excesso de velocidade em estradas paraibanas, num intervalo de um ano, com velocidades que superaram até 200 km.
            A audiência foi encerrada com as falas de pastores evangélicos, que aproveitaram a ocasião para convidar os paraibanos para participarem da Marcha para Jesus, maior evento cristão do mundo, que também será realizada no dia 17 de dezembro, em João Pessoa. No final dos trabalhos, o deputado Jeová Campos recebeu do DETRAN o troféu ‘Prêmio Promotor da Paz no Trânsito’. O parlamentar foi a primeira autoridade a receber a honraria, recentemente criada pelo órgão estadual de trânsito para homenagear cidadãos e autoridades que contribuam com a diminuição da violência no trânsito.
Exibindo Deputado Jeová Campos foi a primeira autporidade paraibana a receber o troféu 'Prêmio promotor da paz no trânsito'.jpg

Exibindo Orlando Soares, diretor de Operações do Detran, participou dos debates.jpg

Exibindo Deputado Jeová Campos com o troféu que recebeu do Detran.jpg

Exibindo Deputado Jeová Campos com a equipe de Educação do Trândito do Detran.jpgExibindo A coordenadora do programa de Educação no Trânsito do Detran, Abimadabe, mostrou falou do trabalho educativo feito pelo órgão.jpg


Exibindo Coronel Sobreira também deu seus testemunho.jpg
Assessoria