11 de fevereiro de 2017

Novo comandante do 6º BPM avisa que vai combater as drogas com impacto nas ruas

O Major Guedes está de volta ao comando da Polícia Militar de Cajazeiras e já deu seu recado: a PM será mais ostensiva sob seu comando, principalmente no combate às drogas. Na semana passada ele trocou de área com o tenente-coronel Enéas Cunha Rolim, que estava em Cajazeiras e foi para o batalhão do Vale do Piancó, onde estava o major

Em entrevista à nossa reportagem, Major Guedes, que está na sua terceira passagem pelo 6º BPM, disse que sua filosofia de trabalho é mais ostensiva nas ações, por isso vai intensificar as abordagens nas ruas e realizar mais operações de impacto.

Perguntado se vai dar continuidade ao projeto Cajazeiras Sem Drogas, criado pelo tenente-coronel Enéas Cunha Rolim para afastar os jovens das drogas através de ações sociais com parceria da sociedade civil organizada, Major Guedes deu a entender que o trabalho ostensivo da Polícia Militar nas ruas será sua prioridade.


– Toda e qualquer ação que venha contribuir para que nós possamos reduzir a criminalidade e, sobretudo, o problema das drogas, que é um problema central, será bem-vinda e terá total apoio meu. No entanto, o meu objetivo vai ser combate diário, à frente, diariamente com minha tropa abordando nos bairros. Quero voltar àquela cultura do camarada ser abordado, em qualquer momento, qualquer lugar. Eu sei que alguém se sente um pouco incomodado, mas esse trabalho da polícia é justamente para promover a segurança de todos. A polícia não pode discriminar. Nós temos um efetivo razoável e dá para fazer um bom trabalho.

Com essa filosofia de trabalho no Vale do Piancó, Major Guedes conta que ganhou duas vezes o prêmio Paraíba Unida Pela Paz, que é um reconhecimento da Secretaria de Segurança do Estado aos batalhões e policiais que alcançam as metas estabelecidas no combate à criminalidade. A experiência que teve naquela região vai influenciar suas ações em Cajazeiras, segundo ele.

– Quero colocar essa experiência que eu trago de lá em prática aqui, com a vantagem de conhecer várias pessoas, parte dos juízes, promotores, toda a imprensa. O conhecimento vai facilitar e muito meu trabalho. Conheço bem a cidade, a tropa, conheço alguns problemas localizados, aqueles bairros de maiores números de ocorrências, e tudo isso vai me ajudar nesse novo comando.

Com o Diário do Sertão